A directora da escola Rainha Nekoto, em Ondjiva, defendeu, no Cunene, a importância de se promover cada vez mais a inclusão sócio-educativa das crianças com deficiência auditiva no processo normal de ensino-aprendizagem.
Para a directora, a língua gestual é um veículo fundamental de comunicação em especial para que os surdos possam ser percebidos, mediante sinais que são completamente diferentes do comum e permitem o desenvolvimento intelectual.
Às famílias que ainda persistem em guardar crianças com necessidades educativas especiais, a directora aconselhou para as matricular nas escolas, de modo a terem mais oportunidades de emprego e sejam socialmente úteis. "Sem a escolarização, o surdo não tem como se comunicar e fica limitado a interpretar aspectos globais, assim como a participar de um concurso público ou outro de intérprete”, fundamentou.
A directora apelou ainda às famílias a cultivarem o princípio de escolarização inclusiva das crianças especiais. O ensino especial no Cunene, salientou, conta, para o presente ano lectivo, com 65 alunos surdos.
A Semana Internacional para as Pessoas Surdas e da Língua Gestual marca a celebração do 23 de Setembro, Dia Internacional das Línguas Gestuais, e o 30 de Setembro, Dia Mundial do Surdo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), operadora do Sistema Eléctrico Nacional, denunciou, sábado, em comunicado, vários actos de vandalismos às Linhas de Transporte de Electricidade de 220 e 400 kV - consideradas como as principais que alimentam a capital.
Três instituições não governamentais, de cariz social, foram galardoadas, hoje, em Luanda, com o prémio “Manuel António da Mota”, no valor de 50 milhões de kwanzas. O acto, que decorreu no Hotel Intercontinental, contou com a presença da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, como presidente do corpo de jurados.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.