O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
O ministro da Energia e Águas secundou, esta segunda-feira, no Soyo, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a anunciar fundos norte-americanos em projecto de energia solar fotovoltaica em Angola, em projecto que ajudam o país a elevar a taxa de electrificação para 50 por cento da população, até 2025.
Duzentas e vinte e cinco Escolas de Campo de Agricultores (ECA) são instaladas, até Dezembro de 2023, nas zonas rurais das províncias da Huíla, Cunene e Namíbe, para potenciar cerca de 7800 camponeses com técnicas agrícolas e pecuárias modernas, como resposta aos efeitos da seca no Sul de Angola.
Os dados foram avançados,quinta-feira(06), no Lubango, pelo coordenador nacional do Projecto de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional no Sul de Angola (FRESAN) e pelo Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), na Huíla.
Fretson Paulo adiantou que a instalação das Escolas de Campo de Agricultores visa ensinar os camponeses das zonas afectadas pela seca, no Sul de Angola, técnicas eficientes e sustentáveis de cultivo de cereais, horticultura, fruticultura, criação de animais de pequeno porte e replicar os conhecimentos para outros membros das comunidades.
O primeiro modelo de Escola de Campo de Agricultores, apresentado, esta semana, à embaixadora da União Europeia em Angola, Jeanneth Seppen, e à representante da FAO, Gherda Barreto, foi instalado numa área de dois hectares, na comuna do Jau, município da Chibia, contemplando 10 espaços de ensaio agrícola.
A instalação das escolas figura entre as acções do Programa de Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional no Sul de Angola (FRESAN), financiado pela União Europeia, no montante de 65 milhões de Euros, e aplicado em acções de redução da fome, pobreza e vulnerabilidade das comunidades afectadas pela seca.
Fretson Paulo sublinhou que a província da Huíla beneficia, no total, de 75 Escolas de Campo nos municípios da Chibia, Gambos, Chicomba, Cuvango e Chipindo, onde vão ser desenvolvidas técnicas de agricultura de irrigação gota a gota, avicultura, fruticultura e horticultura, visando o aumento da produção.
"Este modelo instalado no Jau congrega senhoras que recorriam à cozinha comunitária da comuna em busca de alimentos. Aproveitamos a presença delas para ensiná-las a preparar e a praticar culturas diversas. A ideia é que aprendam e repliquem os conhecidos nas suas comunidades”, disse, notando que as escolas estão a ser instaladas perto de pontos de água já implantados.
A embaixadora da União Europeia em Angola, Jeanneth Seppen, sublinhou a parceria com o Governo angolano para mitigar os efeitos da seca nas províncias da Huíla, Cunene e Namíbe e contribuir para o combate à fome e à pobreza.
"Esta escola é um exemplo do que vai acontecer em outras localidade, através de ensino e aprendizagem. É com este tipo de projecto que tentamos, juntos, dar uma resposta à calamidade e ao desafio da seca e do combate à pobreza”, afirmou.
A representante do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em Angola, Gherda Barreto, considerou que a Escola de Campo "Mulher Jau”, passa a ser uma referência, porque usa a estratégia de Chitaca, um modelo integrado entre agricultura e pecuária.
"É um trabalho que mostra a efectividade pela integração de brigadas comunitárias e técnico agrícola. Esta escola envolve a participação da administração na gestão de terra e acesso à água mais como desafio de segurança alimentar nutricional da comunidade em situação de seca”.
"A segurança alimentar e nutricional vai assegurar o acesso ao produtos e consumo apropriados dos bens disponíveis e a estabilidade de produção. É uma grande alegria transformar um lugar que estava vazio, em local verdejante, com participação de 37 mulheres”, disse.
O administrador municipal da Chibia defendeu a iniciativa, por elevar o rendimento "per capita” da mulher no terreno. Sérgio da Cunha Velho disse que a administração municipal está disponível para ajudar e disponibilizar mais espaços para a instalação de escolas de campo.
"O projecto de escola de campo de agricultores é bem-vindo, mas, se for possível aumentar espaços para a produção seria melhor”, afirmou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A Sonangol e o Instituto Regulador do Derivados do Petróleo (IRDP) advertiram, esta segunda-feira, os operadores envolvidos no contrabando de combustíveis com a suspensão imediata da relação comercial, no quadro de acções tendentes a introduzir a transparência no sector de comercialização e distribuição.
Angola evoluiu de forma significativa na prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, sendo de descartar uma nova inclusão do país na Lista Cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), declarou, esta segunda-feira, em Luanda o director-geral da Unidade de Informação Financeira (UIF).
A Refinaria de Ouro que começou a ser construída, esta segunda-feira, nas instalações da Geangol, no Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana, em Luanda, fica concluída dentro de um ano, depois de investimentos de seis milhões de dólares.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.