Política

Escola do ensino secundário homenageia Ramos da Cruz

Adilson de Carvalho | Sumbe

Jornalista

A inauguração do Complexo Escolar “Francisco José Ramos da Cruz”, instituição do ensino secundário, em homenagem ao antigo comissário que governou a província do Cuanza-Sul em dois períodos diferentes, entre 1982 e 1992 e 1994 e 1999, marcou, quinta-feira, no Sumbe, as comemorações dos 22 anos de Paz efectiva em Angola, assinalado a 4 de Abril.

07/04/2024  Última atualização 10H42
Ramos da Cruz (à direita) participou no acto de corte da fita © Fotografia por: Adilson de Carvalho | Edições Novembro | Sumbe

Coube ao governador Job Capapinha proceder à inauguração da infra-estrutura, localizada no bairro da Pedra, a quarta construída no município do Sumbe, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Segundo o director do Gabinete Provincial da Educação, José Eduardo, a instituição escolar vai acolher mais dois mil e 880 alunos, e inserir mais crianças no sistema de ensino.

O novo Complexo Escolar comporta quatro cursos, nomeadamente Ciências Económicas e Jurídicas, Físicas e Biológicas, Ciências Humanas e Artes Visuais, funcionando nos períodos da manhã, tarde e noite, e vai albergar alunos do ensino primário, I e II ciclos do ensino secundário.

O responsável da Educação no Cuanza-Sul apelou aos membros de direcção e professores do novo Complexo Escolar a fazerem jus aos princípios e valores que marcam a vida de Francisco José Ramos da Cruz.

"Façam desta escola um pavilhão de conhecimento, experiências e inovações, bem como da preservação dos valores morais e patrióticos do homenageado”, disse.

José Eduardo apelou, ainda, aos futuros alunos, encarregados de educação e à comunidade em geral no sentido de cuidarem da escola, para que dela saiam quadros que impulsionem o desenvolvimento do país.

 
Ramos da Cruz satisfeito

O ex-comissário provincial do Cuanza-Sul e figura que dá nome ao Complexo Escolar, Francisco José Ramos da Cruz, não escondeu a enorme satisfação com a homenagem, apelando que a mesma sirva os munícipes do Sumbe, na formação de quadros, para que contribuam no crescimento e desenvolvimento do país.

"A população da Pedra merece esta escola, pois ela vai formar crianças e jovens, para que contribuam na melhoria da nossa sociedade. Foi uma honra receber esta homenagem”, disse, visivelmente emocionado.

Francisco José Ramos da Cruz referiu, ainda, que a zona da Pedra foi um ponto de resistência no ataque que a cidade do Sumbe sofreu, em 25 de Março, enfatizando que a partir daí foi criado um dispositivo defensivo, para impedir que a cidade não sofresse, na altura, grandes danos.

"Conheço bem a Pedra, é uma zona que serviu como ponto estratégico para defendermos a cidade. Melhor que recordar este período, é a paz que ajuda o país a crescer e desenvolver”, enfatizou.

 
Reconhecimento

O deputado à Assembleia Nacional pelo círculo provincial do Cuanza-Sul Agostinho Cassessa reconheceu que o país obteve ganhos com o alcance da paz, nomeadamente crescimento social, desenvolvimento humano, no que toca à formação de quadros, aumento de infra-estruturas escolares, livre circulação de pessoas e bens, entre outros.

Agostinho Domingos Cassessa acrescentou que, com o alcance da paz, Angola registou um crescimento em termos de assistência médica e medicamentosa, aumentou o número de quadros do sector da Saúde, factos que contribuíram para a estabilidade psico-emocional das famílias. "É preciso preservar a paz social no seio das populações. A paz trouxe ganhos para o país, mas também reconhecemos que é preciso trabalharmos para que a sociedade possa sentir os benefícios desta paz alcançada”, referiu.

Agostinho Cassessa apelou, por isso, à juventude a cultivar a reconciliação, tolerância e o perdão, trazendo mensagens de paz, harmonia e de concórdia, independentemente das diferenças partidárias e religiosas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política