Economia

Escassez de dinheiro na Nigéria abala níveis da economia local

O esforço da Nigéria para substituir o papel-moeda por notas de moeda recém projectadas criou uma escassez de dinheiro, tendo deixado o mercado e as pessoas incapazes de comprar o que precisam e forçou as empresas a fechar.

03/02/2023  Última atualização 10H36
© Fotografia por: DR

O Banco Central da Nigéria diz que as denominações redesenhadas de 200 (43 centavos de dólar), 500 (1,08) e 1.000 nairas (2,17) e novos limites para grandes saques em dinheiro ajudariam a conter a lavagem de dinheiro e tornar os pagamentos digitais normais na maior economia da África.

O processo para substituir as antigas notas da moeda é considerado "apressado" e os bancos comerciais não têm dinheiro novo suficiente para dar aos clientes, aumentando a demanda do que a oferta, disse Ayokunle Olubunmi da principal agência de classificação da Nigéria, Augusto and Co.

O Governo está pressionando por uma economia sem dinheiro e diz que as mudanças impulsionarão o crescimento económico.

Os críticos estão cépticos, apontando para décadas de corrupção crónica em que funcionários do governo são conhecidos por saquear fundos públicos e criar mais dificuldades para muitos que lutam contra a pobreza.

O governador do banco central, Godwin Emefiele, disse que em Outubro, mais de 80 por cento dos 3,2 triliões de nairas (7,2 mil milhões de dólares) em circulação na Nigéria estavam em mãos privadas, mas 75 por cento já foram depositados em instituições financeiras.

O banco estendeu o prazo para os nigerianos depositarem suas notas antigas em 10 dias, até 10 de Fevereiro.

Mesmo com mais nigerianos depositando moeda antiga em bancos, a Associated Press descobriu que algumas instituições financeiras ainda estavam emitindo notas desactualizadas para clientes. Os clientes do banco disseram que podem sacar muito pouco dinheiro e enfrentam altas taxas bancárias para cada transacção.

 

Empresas a fechar

Os pagamentos digitais executados pelos bancos geralmente não são confiáveis na Nigéria, deixando as empresas em dificuldades, pois um número crescente de clientes não consegue encontrar dinheiro para pagar por bens e serviços.

A situação criou um mercado paralelo para as pessoas venderem ilegalmente as novas notas.

As autoridades nigerianas disseram que as cédulas redesenhadas e os novos limites de retirada ajudariam a conter o uso de dinheiro para influenciar a eleição presidencial de 25 de Fevereiro, embora especialistas argumentem que as mudanças na moeda estão a ser feitas à custa da maioria dos nigerianos.

A maior economia da África, localizada na África Ocidental está a enfrentar uma inflação de 21,3 por cento, um aumento de 37 por cento na taxa em um ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia