O Banco Nacional de Angola (BNA) retirou, as licenças a duas instituições financeiras não bancárias, nomeadamente a Cumbila Bié e a StarPay, com fundamento na violação reiterada das leis e regulamentos que disciplinam a sua actividade.
O ministro da agricultura e florestas, António Francisco de Assis, reiterou, numa das fazendas agrícolas, constituída no quadro do projecto “Terra do Futuro”, município da Quibala, província do Cuanza-Sul, que o ministério que tutela vai continuar a apoiar os jovens empresários agrícolas, no sentido de garantir o produtividade das fazendas, para o alcance das metas preconizadas pelo Executivo.
O esforço da Nigéria para substituir o papel-moeda por notas de moeda recém projectadas criou uma escassez de dinheiro, tendo deixado o mercado e as pessoas incapazes de comprar o que precisam e forçou as empresas a fechar.
O Banco Central da Nigéria diz que as denominações redesenhadas de 200 (43 centavos de dólar), 500 (1,08) e 1.000 nairas (2,17) e novos limites para grandes saques em dinheiro ajudariam a conter a lavagem de dinheiro e tornar os pagamentos digitais normais na maior economia da África.
O processo para substituir as antigas notas da moeda é considerado "apressado" e os bancos comerciais não têm dinheiro novo suficiente para dar aos clientes, aumentando a demanda do que a oferta, disse Ayokunle Olubunmi da principal agência de classificação da Nigéria, Augusto and Co.
O Governo está pressionando por uma economia sem dinheiro e diz que as mudanças impulsionarão o crescimento económico.
Os críticos estão cépticos, apontando para décadas de corrupção crónica em que funcionários do governo são conhecidos por saquear fundos públicos e criar mais dificuldades para muitos que lutam contra a pobreza.
O governador do banco central, Godwin Emefiele, disse que em Outubro, mais de 80 por cento dos 3,2 triliões de nairas (7,2 mil milhões de dólares) em circulação na Nigéria estavam em mãos privadas, mas 75 por cento já foram depositados em instituições financeiras.
O banco estendeu o prazo para os nigerianos depositarem suas notas antigas em 10 dias, até 10 de Fevereiro.
Mesmo com mais nigerianos depositando moeda antiga em bancos, a Associated Press descobriu que algumas instituições financeiras ainda estavam emitindo notas desactualizadas para clientes. Os clientes do banco disseram que podem sacar muito pouco dinheiro e enfrentam altas taxas bancárias para cada transacção.
Empresas a fechar
Os pagamentos digitais executados pelos bancos geralmente não são confiáveis na Nigéria, deixando as empresas em dificuldades, pois um número crescente de clientes não consegue encontrar dinheiro para pagar por bens e serviços.
A situação criou um mercado paralelo para as pessoas venderem ilegalmente as novas notas.
As autoridades nigerianas disseram que as cédulas redesenhadas e os novos limites de retirada ajudariam a conter o uso de dinheiro para influenciar a eleição presidencial de 25 de Fevereiro, embora especialistas argumentem que as mudanças na moeda estão a ser feitas à custa da maioria dos nigerianos.
A maior economia da África, localizada na África Ocidental está a enfrentar uma inflação de 21,3 por cento, um aumento de 37 por cento na taxa em um ano.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUma aliança de bancos norte-americanos pediu aos reguladores federais que garantissem todos os depósitos dos seus clientes durante dois anos, independentemente do valor, para evitar um contágio após a falência de dois bancos.
A TAAG, Linhas Aéreas de Angola anunciou, este domingo, que procedeu ao reajustamento de horário do voo DT 651 Lisboa-Luanda de 19 de Março, cuja saída inicialmente prevista para as 11h10 (período matinal) “devido a uma questão técnica”.
A empresa norueguesa prestadora de serviços de manutenção de navios petrolíferos, Dof Subsea Angola, anunciou para os próximos dias, a contratação e treinamento de cerca de 40 técnicos jovens recém formados e sem experiência profissional, no quadro de uma parceria com duas universidades angolanas.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.