O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
A falta de equipamento tecnológico e de transporte, entre outros meios, nos distintos órgãos públicos de Comunicação Social, no Cuando Cubango, tem estado a condicionar o bom exercício das funções dos fazedores de imprensa, revelou, nesta quarta-feira, na cidade de Menongue, o conselheiro da Entidade Reguladora de Comunicação Social (ERCA).
Jorge Tchiamba falava no final de uma visita de constatação às direcções provinciais da Edições Novembro, Agência Angola Press (Angop), Rádio Nacional de Angola (RNA) e Televisão Pública de Angola (TPA), para aferir as condições de trabalho e o grau de funcionamento, desde os meios técnicos e humanos, face aos desafios mediáticos eleitorais do corrente ano.
Disse que os órgãos da Comunicação Social locais, neste pleito eleitoral estão em condições de fazer o razoável, por causa do grau de dificuldades relacionadas com a falta de viaturas, computadores, equipamentos de transmissão via satélite, Internet, rádios gravadores, entre outros equipamentos técnicos e profissionais.
Sublinhou que estas dificuldades, associadas à complexidade territorial do Cuando Cubango, considerada a segunda maior província do país, com aproximadamente 200 quilómetros quadrados, vias de comunicação precárias e destinos bastante longínquos, podem impossibilitar aos profissionais exercerem a actividade com melhor independência.
Realçou que os profissionais da Comunicação Social do Cuando Cubango no seu geral trabalham em condições precárias, muitos deles sem condições laborais apropriadas, sobretudo pela falta de infra-estruturas condignas e equipamentos que possibilitam o exercício da actividade jornalística.
O conselheiro da ERCA disse que, em Menongue, daquilo que viu, apesar da TPA e RNA serem os únicos que laboram em instalações apropriadas, porque as outras empresas funcionam em instalações arrendadas e adaptadas, os órgãos trabalham sem condições favoráveis para o exercício da actividade profissional.
Jorge Tchiamba referiu que a nível do colectivo dos fazedores do jornalismo dos referidos órgãos, apesar das dificuldades, há muita vontade de se trabalhar na profissão, à semelhança da TPA que começou a receber alguns equipamentos tecnológicos. "Mas, temos informações de que se perspectiva o mesmo para os demais órgãos, de forma a corresponder, positivamente, aos desafios dos momentos actuais.
Assim sendo, a delegação tomou boa nota e prometeu levar ao Conselho as preocupações ora levantadas pelos distintos órgãos para que sejam analisadas e solucionadas a nível ministerial, uma vez que a falta destes meios condiciona o princípio do pluralismo, ética e deontologia profissionais.
Ontem, a Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana promoveu, no âmbito das suas atribuições de regulação e supervisão, uma palestra subordinada ao tema "Liberdade à Luz do Novo Código Penal”, que foi dirigida aos jornalistas e estudantes de Comunicação Social da província do Cuando Cubango.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
Duas agentes eleitorais morreram e outros dois ficaram feridos, esta terça-feira, na província do Bié, em consequência do capotamento de uma viatura que prestava serviço à Comissão Municipal Eleitoral do Cunhinga cujas causas do acidente ainda estão por determinar.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) anunciou, terça-feira, que "a mudança da estação de cacimbo para a época chuvosa vai continuar a ter temperaturas baixas até Setembro para as províncias banhadas pelo Oceano Atlântico".
As aulas em todas as instituições de Educação Pré-Escolar, Ensino Primário e Secundário públicas, comparticipadas e privadas arrancam no dia 6 de Setembro, de acordo com o Calendário Escolar Nacional para o ano lectivo 2022/2023.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
O candidato a Presidente da República pelo Partido NJANGO, Dinho Chingungi, prometeu esta terça-feira, em Malanje, caso o seu partido ganhe as eleições de 24 deste mês, transformar a província da Palanca Negra num "grande" pólo turístico, para garantir emprego aos jovens.