Qual o significado e quais as prováveis consequências para o mundo da actual guerra na Ucrânia, instigada pelo complexo EUA/OTAN e desencadeada pela Rússia?
Há algum tempo, a perspectiva de alguns líderes africanos serem sucedidos pelos filhos, no poder, predominava em África, como consequência dos poderes longevos dos Presidentes. Há mais de vinte anos, a realidade africana, do Norte ao Sul, em que os Presidentes do Egipto, na altura Hosni Moubaraki, da Líbia, Muammar el Kadhaffi, da Argélia, Mohammed Bouteflika, apenas para mencionar estes, era de preparação clara de uma sucessão familiar.
O país completou a primeira fase do processo de busca de meios para a sustentação das necessidades tecnológicas, com a entrada em funcionamento, na sexta-feira, do Centro de Controlo e Missão de Satélites.
Em função da aposta continuada em adquirir capacidade tecnológica, acredita-se que o caminho, apesar de se ter mostrado complicado, era o certo para levar ao início de uma era propensa ao reforço da implementação da estratégia de crescimento integrada no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN). Este passo, permite ao país explorar o campo da qualidade do espaço. No domínio do geoespacial, as coisas ficam à mercê da forma como "vamos” enquadrar a perspectiva de localização, tendo em conta os geopontos, em referência à proximidade de outros contextos com os quais passamos a coabitar, desde agora, com o objectivo de avançarmos de forma sólida no desenvolvimento da ciência espacial.
No contexto geoterritorial, afigura-se à possibilidade de um alargamento na operacionalização dos programas dirigidos à terra, podendo ser mais fácil definir limites territoriais, mas, também, ao ambiente, reforma à prática de valorização dos solos e o aproveitamento hidrográfico. Foi nessa ordem que o Presidente da República, João Lourenço, na inauguração do Centro de Controlo e Missão de Satélites, afirmou que a entrada em funcionamento determinava o desenvolvimento do país. Acrescentou, combinando as valências do Centro com a capacidade do satélite, que os serviços do Angosat2 vão contribuir para o melhoramento das Telecomunicações, Comunicação Social, Agricultura, Ciência e Educação.
As duas infra-estruturas, tanto o Angosat2, como o Centro de Controlo e Missão de Satélites, representam, por si só, duas apostas de impacto na vida das famílias e das empresas. Aliás, não temos como ver as coisas de outra forma, a julgar que as pessoas têm a vida ligada ao espaço tecnológico. Por opção ou não, a cidadania passa pela infra-estrutura tecnológica que produz, armazena e põe a circular, em tempo record, a informação que orienta as sociedades. Daí a razão do Presidente João Lourenço ter mencionado, de forma oportuna, que o Angosat2 é determinante para o nosso desenvolvimento. Concordamos, facilmente, que os serviços do satélite criam as condições necessárias para as instituições manterem uma relação de maior proximidade com os cidadãos, oferecer mais qualidade ao ensino à distância, à pesquisa e investigação, enfim, a todo um conjunto de actividades políticas e sociais.
O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social iniciou, desde um tempo a esta parte, um processo de sensibilização das instituições, no âmbito das políticas públicas, para que apostem nos processos de moralização das pessoas. O objectivo é trabalhar, aproveitar as tecnologias para impulsionar a recuperação de valores morais e cívicos, por forma a se consolidar a cidadania. Os media, públicos e privados, devem actuar com equilíbrio, para elevarem a consciência colectiva, no sentido de todos assumirem o seu papel social.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNão sei se choro ou rio, mas a verdade é que existem situações que não deviamconstituir problema na minha ngimbe. A minha ngimbe é multilingue e multicultural e são essas características que a tornam Angola. Incontáveis são as pessoas que vivem a reclamar sobre a forma como as conservatórias de registo de nascimento descriminam, estigmatizam nomes em línguas nacionais. Muitos nomes têm sido rejeitados, por quê, não sei.
As notícias sobre o aumento do número de casos de violências nas escolas estão a preocupar a sociedade e a lançam um alerta para a necessidade de uma intervenção urgente, com um envolvimento mais generalizado. Não somente das estruturas oficiais, mas de todos os intervenientes sociais. Pelo menos é um assunto a animar debates em muitos círculos.
O Regime Jurídico da Protecção Social dos Praticantes Desportivos Profissionais é nada mais senão um sistema de princípios e normas jurídicas que regulam a relação contributiva-prestacional fundamentalmente estabelecida entre o Instituto Nacional de Segurança Social, doravante INSS, na qualidade de órgão gestor da protecção social obrigatória, e os praticantes desportivos profissionais, no intuito de proteger estes em face de determinadas eventualidades.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.