Política

Enviado de António Guterres busca experiências em gestão de conflitos

O enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a região do Sahel e antigo Presidente do Níger, Mahamadou Issoufou, foi domingo, em Addis Abeba, na Etiópia, ao encontro do Presidente João Lourenço para colher experiências em gestão de conflitos e processos de paz.

20/02/2023  Última atualização 08H49
© Fotografia por: Santos Pedro| Edições de Novembro

Mahamadou Issoufou, ex-Presidente do Níger, é o enviado de António Guterres junto da CEDEAO. "Fico feliz e bastante agradecido pelo facto de o Presidente João Lourenço ter-me recebido. Vim incumbido da parte do Secretário-Geral da ONU como enviado para uma missão de observação conjunta com a União Africana e a CEDEAO”, disse.

O enviado de António Guterres esclareceu que a sua missão está direccionada com a parte do Sahel, por ser uma área de enormes desafios, desde os de segurança à estabilidade das instituições.

Face aos desafios que esta tarefa apresenta, Mahamadou Issoufou entende ser fundamental receber experiências, conselhos e poder dialogar com Chefes de Estado com conhecimento de causa, para poderem ajudar a encontrar as melhores soluções.

"Entendemos pedir essa consulta, pois vimos que fora da zona em conflito tem pessoas que nos podem orientar e o Presidente João Lourenço é esta figura para dar-nos luzes”, afirmou.

Pelo facto de o Presidente de Angola liderar uma sub-região e que tem praticamente os mesmos problemas, o enviado para o Sahel diz querer beneficiar-se das experiências acumuladas em resolução de conflitos.

Mahamadou Issoufou disse esperar resolver os conflitos do Sahel, juntamente com a sua equipa, também na base de tudo que colheu do Presidente João Lourenço. Por tudo isso, afirmou: "Permitam-me agradecer ao Presidente Lourenço por ser uma pessoa muito aberta, que também se disponibilizou para ajudar-nos na missão dada pelo Secretário-Geral da ONU”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política