Cultura

Entrudo 2023: Cunene prepara condições para desfile dos grupos carnavalescos

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

A criação de condições técnicas e financeiras necessárias para a realização condigna da edição deste ano do Carnaval, em Ondjiva, província do Cunene, tem sido uma das preocupações da comissão organizadora, segundo o chefe do Departamento da Acção Cultural do Gabinete Provincial da Cultura.

26/01/2023  Última atualização 09H17
Grupos carnavalescos © Fotografia por: Edições Novembro

Para que nada falte está a ser desenvolvido um conjunto de acções visando permitir a realização com sucesso da maior manifestação cultural do país, segundo as informações prestadas, ontem, ao Jornal de Angola, pelo chefe do Departamento da Acção Cultural local, Adérito Armando, que disse ser ainda prematuro falar já do processo das inscrições dos grupos carnavalescos.

Adérito Armando explicou apenas que os grupos já foram notificados para se prepararem convenientemente para o desfile provincial, a decorrer no dia 21 de Fevereiro. Acredita que estão a ser criadas as condições técnicas e de logística para abertura das inscrições em breve. "Estamos a aguardar pelo pronunciamento da comissão organizadora local”.

O responsável referiu que o gabinete já recebeu o termo de referência do Ministério da Cultura e Turismo, por isso, estão a trabalhar para fazer acontecer o desfile provincial com base nas orientações daquele departamento ministerial.

Adérito Armando ressaltou que até ao momento não foram ainda definidos os valores dos prémios a serem entregues aos vencedores, mas aos responsáveis dos grupos já foram fornecidos os detalhes sobre a preparação do Carnaval. "Apelamos aos grupos locais para intensificarem a preparação nos municípios e bairros. Queremos que os grupos carnavalescos estejam à altura do evento e que possa existir uma disputa renhida para os três primeiros lugares, nas categorias de adultos e infantil”.

Realçou que há três anos, na província os desfiles eram realizados de forma simbólica e restrita, com apenas quatro grupos da categoria de adultos devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Adérito Armando informou que este ano a situação voltou a normalidade e a disputa terá de carácter competitivo, tendo encorajado os grupos a comparecerem para a inscrição quando a data for anunciada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura