O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
A criação de condições técnicas e financeiras necessárias para a realização condigna da edição deste ano do Carnaval, em Ondjiva, província do Cunene, tem sido uma das preocupações da comissão organizadora, segundo o chefe do Departamento da Acção Cultural do Gabinete Provincial da Cultura.
Para que nada falte está a ser desenvolvido um conjunto de acções visando permitir a realização com sucesso da maior manifestação cultural do país, segundo as informações prestadas, ontem, ao Jornal de Angola, pelo chefe do Departamento da Acção Cultural local, Adérito Armando, que disse ser ainda prematuro falar já do processo das inscrições dos grupos carnavalescos.
Adérito Armando explicou apenas que os grupos já foram notificados para se prepararem convenientemente para o desfile provincial, a decorrer no dia 21 de Fevereiro. Acredita que estão a ser criadas as condições técnicas e de logística para abertura das inscrições em breve. "Estamos a aguardar pelo pronunciamento da comissão organizadora local”.
O responsável referiu que o gabinete já recebeu o termo de referência do Ministério da Cultura e Turismo, por isso, estão a trabalhar para fazer acontecer o desfile provincial com base nas orientações daquele departamento ministerial.
Adérito Armando ressaltou que até ao momento não foram ainda definidos os valores dos prémios a serem entregues aos vencedores, mas aos responsáveis dos grupos já foram fornecidos os detalhes sobre a preparação do Carnaval. "Apelamos aos grupos locais para intensificarem a preparação nos municípios e bairros. Queremos que os grupos carnavalescos estejam à altura do evento e que possa existir uma disputa renhida para os três primeiros lugares, nas categorias de adultos e infantil”.
Realçou que há três anos, na província os desfiles eram realizados de forma simbólica e restrita, com apenas quatro grupos da categoria de adultos devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Adérito Armando informou que este ano a situação voltou a normalidade e a disputa terá de carácter competitivo, tendo encorajado os grupos a comparecerem para a inscrição quando a data for anunciada.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.