Cultura

Entrega da Carteira Internacional garante cumprimento dos direitos de autor

A União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) realizou, na quinta-feira, no Palácio de Ferro, a cerimónia de entrega das primeiras carteiras internacionais dos autores e fazedores de arte, testemunhada pelo vice-governador para o Sector Político e Social de Luanda, Manuel Gonçalves, quadros do Ministério da Cultura e Turismo, e membros da classe artística. À margem da cerimónia, a UNAC aproveitou o momento para render homenagem a artistas que há anos têm contribuído para o desenvolvimento da cultura angolana.

14/01/2023  Última atualização 07H00
Zeca Moreno (à esquerda) garantiu que a classe estará protegida em toda a parte do mundo © Fotografia por: DR
Desde a Independência do país, esta foi a primeira vez que os artistas receberam de uma instituição nacional um código que lhes permita conservar os direitos autorais da obra em qualquer parte do mundo. Por isso, o presidente da UNAC, Zeca Moreno, considerou o momento um "marco histórico para a nação", do qual " deve ser contado, lembrado e sempre preservado".

"Agora, não importa quantas cópias sejam feitas, será possível identificar os autores originais. Muitos angolanos viram suas músicas, por exemplo, repercutirem na voz de outros, em países como o Brasil, Portugal, Moçambique e não receberem nada. Mas isso terminou. Doravante os verdadeiros autores serão reconhecidos", sublinhou. 

O presidente disse, ainda, que esta atribuição é feita no sentido de valorizar a classe, dando, a quem tem os requisitos necessários, a regalia de ser considerado artista, não apenas em Angola mas em qualquer parte do mundo. 

"Esta cerimónia permite aos artistas deixarem de desembolsar dinheiro para tratar a carteira no estrangeiro, com isso, poupamos  o capital e tempo”, referiu, acrescentando ser importante criar condições locais para se aproveitar os benefícios das organizações internacionais, mesmo  estando em Angola.

Pelas mãos do vice-governador para o Sector Político e Social de Luanda, Manuel Gonçalves, a honra da atribuição da primeira carteira contendo o Código Internacional de "artista do  mundo”  coube a Prado Paim, primeiro músico angolano a ganhar um disco de ouro, célebre pela canção "Bartolomeu”. Zeca Moreno e outras entidades entregaram aos demais artistas presentes, representando a música, teatro, pintura e a dança. 

A atribuição do Código Internacional resulta da colaboração entre a Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC) e a UNAC, que a representa em Angola e que, por sua vez, faz a distribuição das carteiras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura