Regiões

Ensino Técnico na Lunda-Norte: Estudantes iniciam provas de aptidão

Victorino Matias | Dundo

Jornalista

Quatrocentos e 18 estudantes finalistas de distintas especialidades ministradas no Instituto Médio Politécnico “28 de Agosto” do Dundo, província da Lunda-Norte, começaram a efectuar, a semana passada, provas de Aptidão Profissional de fim de curso.

13/05/2024  Última atualização 08H48
Juventude tem apostado na capacitação profissional contínua © Fotografia por: DR

Entre os finalistas constam estudantes dos cursos de Administração Local Autárquica, Contabilidade e Gestão, Informática, Obras e Construção Civil, Desenhador Projectista e Energia e Instalações Eléctricas, que durante um mês vão estar submetidos à avaliação dos professores da instituição de ensino.

O director da instituição , Gilberto Nhimayabo, explicou que foram criados 107 grupos, formados por quatro integrantes cada, cujos resultados vão possibilitar colocar mais jovens no mercado de trabalho.

Os estudantes serão examinados, diante do júri, na observância das competências metodológicas, científicas e profissionais absorvidas antes, durante e depois das fases de elaboração dos projectos de fim de curso.

Sublinhou que o Instituto Médio Politécnico já formou muitos técnicos aptos para trabalhar em qualquer empresa pública ou privada e contribuírem no processo de desenvolvimento sócio-económico da província e do país.

Gilberto Nhimayabo lamentou o facto de a instituição registar, nos últimos tempos, a desistência de muitos estudantes, mas ainda assim reforçou o apelo para maior dedicação dos futuros técnicos, com vista a estarem aptos para o mercado de trabalho, que hoje cada vez mais competitivo e só absorve os melhores.

As provas de aptidão profissional, sublinhou, representam o indicativo de tudo o que os estudantes aprenderam durante os três anos de curso, exortando aos finalistas a darem o melhor de si, no sentido de demonstrarem a qualidade de ensino ministrado no Instituto Médio Politécnico "28 de Agosto” do Dundo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões