Sociedade

Ensino Superior quer maior qualidade de operadores privados

Manuela Mateus

O Executivo está empenhado em criar, todos os anos, as condições necessárias para que os Institutos de Ensino Superior Privados prestem um serviço de qualidade, garantiu ontem, o secretário de Estado para o Ensino Superior do pelouro, Eugénio Adolfo Alves da Silva.

31/01/2023  Última atualização 10H42
Ensino Superior quer maior qualidade de operadores privados © Fotografia por: DR

O governante teceu essas declarações na primeira de seis visitas supervisão que o Ministério do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação efectua este ano a Institutos Superiores Privados de Luanda, para certificação ao grau de cumprimento dos normativos legais constantes nos diplomas reguladores do Subsistema do Ensino Superior.

Segundo o secretário de Estado do Ensino Superior, uma equipa multissectorial do pelouro deve visitar, nos próximos tempos, unidades do ramo nas províncias de Malanje, Huambo, Huíla e de Cabinda para identificar eventuais constrangimentos no funcionamento e apresentar recomendações de melhorias.

Eugénio Adolfo Alves da Silva disse que o propósito dos trabalhos visa prestar apoio técnico e metodológico no âmbito da oferta de cursos de graduação, especialização, mestrado e doutoramento dos Institutos de Ensino Superior Privados do país, de modo que estejam preparados de acordo aos padrões exigidos do sector.

 

Recomendações

O secretário de Estado, que se fez acompanhar na visita ao Instituto Técnico Superior do Bita com uma equipa multissectorial, recomendou à direcção melhorias de condições de funcionamento, começando pelo aperfeiçoamento dos laboratórios e adequação às exigências do plano curricular e harmonização do perfil do corpo docente, por formas a cumprir com a legislação em vigor que rege o funcionamento dos institutos superiores privados. O responsável pela área académica, Nelson Francisco Kipango, referiu que o instituto desenvolve um plano de apoio aos alunos com dificuldades financeiras, com oferta de bolsas comparticipadas.

Localizada no bairro 11 de Novembro, distrito urbano da Cidade Universitária, município de Talatona, a referida instituição de ensino matriculou, este ano lectivo, 1.786 estudantes, em Ciências da Saúde, Gestão, Engenharias, Direito e Psicologia, sob escrutínio de 39 docentes, entre os quais Phd, mestres e licenciados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade