Sociedade

Ensino Superior quer aplicar 270 novos cursos de graduação

Weza Pascoal

Jornalista

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) pretende implementar, até 2027, 270 novos cursos de graduação nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) nas diferentes instituições, para aumentar a oferta formativa aos jovens estudantes, informou, quinta-feira, em Luanda, o seu secretário de Estado.

12/04/2024  Última atualização 11H39
Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, anunciou a aposta do sector © Fotografia por: Edições Novembro
Eugénio Alves da Silva falava durante a dissertação do tema "Ensino Superior em Angola: Desafios-Plano  de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023/2027”, numa sessão temática promovida pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, (MINTTCS) no quadro do programa "Comunicar por Angola”.

Actualmente, disse o secretário de Estado para o Ensino Superior, há no país 1.300 cursos de graduação e mais de 270 cursos de pós-graduação nas diferentes áreas.

Instituições de Ensino Superior (IES)

No quadro do programa 14, sobre a melhoria da qualidade do ensino superior e desenvolvimento da investigação científica e tecnológica, continuou, o MESCTI tem três grandes objectivos. O primeiro prende-se com o fortalecimento das IES, cujas prioridades são aumentar a taxa de escolarização de 10 para 16 por cento para os cidadãos dos 16 aos 24 anos.

Assim como aumentar o número de estudantes nas IES públicas de 40 para 50 por cento e acrescentar o número de estudantes matriculados de 334 mil para mais de 450 mil e capacitar mais 400 gestores até 2027.

Em relação ao objectivo dois, sobre o reforço e aceleração da capacitação dos investigadores e dos futuros profissionais, o MESCTI pretende aumentar, também, o número de bolsas de estudo nas áreas da Saúde, Educação, Agronegócio e STEM, activar o "Projecto de 300 licenciados e mestres de mérito académico para as melhores universidades do mundo” para 1.500.

Eugénio da Silva deu a conhecer que o objectivo é ampliar as bolsas de estudo internas de 10 mil para 50 mil, as externas de 200 para 1.000, incluindo para professores do ensino geral nas áreas de STEM de 30 para 150, no estrangeiro.

O MESCTI tem ainda, como objectivo, a redução do número de docentes universitários licenciados, de 50 por cento para 36, e o aumento de docentes com mestrado, de 39 por cento para 50, com doutoramento, de 11,5 para 14 por cento e os investigadores científicos com grau de doutor, de 55 por cento para 60, assim como dotar o INAAREES de recursos financeiros e materiais para realização da avaliação externa.

Quanto ao objectivo 3, sobre como dotar as Instituições do Ensino Superior públicas (IES) de infra-estruturas adequadas ao cumprimento da sua missão, informou Eugénio da Silva, realçando que o foco é executar o projecto Angola Research Education Network (AngoREN), numa rede que vai permitir interligar as IES, reabilitar e apetrechar os laboratórios do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC).

Finalizar e operacionalizar o Centro de Ciência de Luanda, fornecer equipamento e novas instalações ao Hospital Universitário da Universidade Agostinho Neto, reabilitar o Instituto de Gestão, Logística e Transportes da Universidade de Luanda, desenvolver o ensino superior a distância, operacionalizando a Universidade Virtual de Angola e fornecer novas instalações a universidades, institutos e escolas superiores constam, igualmente, das prioridades.

O secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, reafirmou o compromisso do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) na promoção e divulgação dos projectos e acções levadas a cabo pelo Executivo.

Nuno Caldas Albino disse que a sessão temática foi criada em cumprimento do desafio lançado pelo Presidente da República, João Lourenço, aos membros do Executivo, no sentido de trabalharem mais e comunicar melhor. "Este programa com a rubrica Comunicar por Angola apresenta o essencial das acções em curso e por realizar até 2027, no âmbito do PDN 2023/2027”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade