Sociedade

Ensino Superior elege júri do Prémio de Ciência

António Cristóvão

Jornalista

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) divulgou, ontem, em Luanda, a composição do corpo de júri da 1.ª edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação das oito categorias, presidido pelo Professor José Serra Van-Dúnem.A informação foi apurada, ontem, pelo Jornal de Angola, de um Edital do MESCTI, assinado pela titular da pasta, Maria do Rosário Bragança.

21/06/2024  Última atualização 12H20
© Fotografia por: DR

Para o cargo de vice-presidente de júri da 1.ª edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação, o MESCTI indicou, também, o docente universitário Chivanga Barros, tendo como membros os Professores Joana Filipa de Morais, Mário Kajibanga, Mateus Padoca Calado, Virginia Lacerda Quartim, Irene Inakulo Moisés, Carlos Tuti, Hermenegildo da Costa Pinto e Carlos Fernandes Borges. De acordo com o documento, a cerimónia para a atribuição dos prémios e das menções honrosas é realizada no dia 13 de Dezembro, em Luanda.

O anúncio da 1.ª edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação foi feito, no mês de Maio, em Luanda, pela ministra Maria do Rosário Bragança, na abertura da reunião do Conselho Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

Durante o encontro, Maria do Rosário Bragança sublinhou que o Executivo criou, formalmente, o Prémio Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, para incentivar e reconhecer a contribuição de investigadores científicos, inventores e inovadores angolanos e estrangeiros residentes em território nacional, que se destacam nesta área, para o desenvolvimento do país.

De acordo com o comunicado do MESCTI, as candidaturas devem ser submetidas na página web www.ciencia.ao e podem ser apresentadas por cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes no país ou no exterior e por agremiações ou instituições reconhecidas pelo Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.

O valor do prémio vai ser definido, anualmente, por despacho ministerial, enquanto os encargos financeiros da organização e a atribuição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação são suportados pelo orçamento da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico, podendo também contar com o apoio de mecenas, por declaração expressa dos mesmos, nos termos da lei.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade