Regiões

Ensino Especial Saurimo: Obras na escola terminam em oito meses

Flávia Massua | Saurimo

Jornalista

As obras de construção do único estabelecimento de Ensino Especial na província da Lunda-Sul terminam em oito meses, revelou, em entrevista, ao Jornal de Angola, a directora da escola em Saurimo.

15/01/2023  Última atualização 09H29
Obras na escola © Fotografia por: Edições Novembro

Madalena Mandanji disse que as obras decorrem a ritmo acelerado, tendo adiantado que recebeu garantias de uma execução física de mais de 60 porcento e 50, do ponto de vista financeiro.

A escola que conta com dois andares e uma capacidade para 24 salas, foi erguida no bairro periférico de Txizaínga II.

Os mais de nove mil alunos daquela escola, maioritariamente portadores de deficiência do fórum auditivo e visual, recebem, segundo Madalena Mandanji, aulas num estabelecimento de ensino com apenas 14 salas, criando enchentes, o que contraria a norma do ponto de vista de quantidade de alunos por turma.

A directora referiu que, actualmente, cada sala da escola do ensino especial alberga cerca de 200 alunos e o "espaço de manobra dos professores tem ficado muito comprometido”.

Para ela, essa forma de leccionar prejudica o processo de aprendizagem "porque, certamente, falta concentração de ambos”.

Na actual escola, apesar da disponibilidade em termos de energia eléctrica para receber alunos no período nocturno, madalena Mandanji ressaltou que o nível de delinquência na zona, pode colocar em risco a vida dos discentes e professores.

Por essa razão, disse a directora, a instituição, num encontro mantido com pais e encarregados de educação no início das aulas, evitou estabelecer este horário.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões