As obras de construção do único estabelecimento de Ensino Especial na província da Lunda-Sul terminam em oito meses, revelou, em entrevista, ao Jornal de Angola, a directora da escola em Saurimo.
Madalena Mandanji disse que as obras decorrem a ritmo acelerado, tendo adiantado que recebeu garantias de uma execução física de mais de 60 porcento e 50, do ponto de vista financeiro.
A escola que conta com dois andares e uma capacidade para 24 salas, foi erguida no bairro periférico de Txizaínga II.
Os mais de nove mil alunos daquela escola, maioritariamente portadores de deficiência do fórum auditivo e visual, recebem, segundo Madalena Mandanji, aulas num estabelecimento de ensino com apenas 14 salas, criando enchentes, o que contraria a norma do ponto de vista de quantidade de alunos por turma.
A directora referiu que, actualmente, cada sala da escola do ensino especial alberga cerca de 200 alunos e o "espaço de manobra dos professores tem ficado muito comprometido”.
Para ela, essa forma de leccionar prejudica o processo de aprendizagem "porque, certamente, falta concentração de ambos”.
Na actual escola, apesar da disponibilidade em termos de energia eléctrica para receber alunos no período nocturno, madalena Mandanji ressaltou que o nível de delinquência na zona, pode colocar em risco a vida dos discentes e professores.
Por essa razão, disse a directora, a instituição, num encontro mantido com pais e encarregados de educação no início das aulas, evitou estabelecer este horário.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginComo forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.
A província do Huambo acolhe, esta segunda-feira, o acto central das comemorações dos 44 anos dos Serviços Penitenciários, sob o lema: "Serviços penitenciários, 44 anos firmes na reabilitação e reintegração social, consolidando a produção penitenciária", noticiou a Rádio Nacional de Angola (RNA).
O Governo Provincial de Luanda (GPL) informou através das redes sociais, no passado domingo, que já estão em curso os trabalhos de reposição dos sinais verticais vandalizados ao longo da via pública, no troço que liga o Hospital Geral de Luanda ao viaduto do Camama, no munícipio do Kilamba Kiaxi.
Decorreu, em Luanda, na última sexta-feira, uma palestra que serviu para orientar e sensibilizar adultos e adolescentes a respeitar e apoiar os idosos, sobretudo pelo papel que estes desempenham no seio da família, informou o Governo Provincial de Luanda (GPL), nas redes sociais.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.