O Papa Francisco retomou, sábado, a sua agenda, com várias audiências, após ter cancelado diversas actividades na sexta-feira por ter apresentado um quadro febril.
No dia 25 de Maio de 1963, há 60 anos, o Imperador da Etiópia, Haile Selassie, era proclamado, em Addis Abeba, o primeiro presidente da Organização de Unidade Africana-OUA, criada nesse dia, cargo que exerceu até 17 de Julho de 1964.
O ensaísta nigeriano Sakiru Adebayo, especialista em literatura africana, venceu a segunda edição do Prémio Amílcar Cabral, anunciou hoje a organização.
De acordo com a Lusa, o prémio promovido pelo Instituto de História Contemporânea e pelo Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, distingue um trabalho de Sakiru Adebayo, publicado na revista African Studies, sobre o romance "Blackass”, do autor nigeriano A. Igoni Barrett.
Segundo o júri do prémio, o artigo de Sakiru Adebayo destaca "as sombras persistentes da dominação cultural imperial europeia na Nigéria, as suas heranças e os seus efeitos no imaginário pós-colonial nigeriano”. Lê-se na publicação.
Sakiru Adebayo formou-se na Universidade de Ibadan, na Nigéria, e completou o doutoramento na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo. É professor auxiliar na Universidade de British Columbia, no Canadá.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO romance "A Mãe" do conceituado escritor angolano, Manuel Rui Monteiro será apresentado, terça-feira, na União dos Escritores Angolanos, a partir das 17h30, segundo uma nota enviada, hoje, ao JA Online.
Após algum tempo ausente dos palcos, a cantora Helga Fêty está de regresso aos palcos, com o lançamento do single, “Você me Conquistou”, que conta com a participação de “Filho do Zua”, soube, hoje o JA Online junto da assessoria da artista.
As assembleias de voto abriram, este domingo, às 08h00 (06h00 em Luanda) na Turquia para uma inédita segunda volta das presidenciais, entre o Presidente, Recep Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kiliçdaroglu.
Mais de 13 mil e 500 pessoas visitaram a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) - 2023,que decorreu de 24 a 27 de Maio, no estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade das Acácias Rubras.
O jornalista Bernardo Capita, da Edições Novembro, em Cabinda, venceu, este sábado, o Prémio Provincial de Jornalismo na categoria de imprensa, pela relevância da reportagem sobre o “Casamento tradicional”, publicada no jornal regional Nkanda, o que lhe permitiu embolsar um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs).
Ndalatando assinala, hoje, 67 anos da sua ascensão à categoria de cidade, numa altura em que as autoridades administrativas apostam no fomento da auto-construção dirigida, melhoria no fornecimento de energia eléctrica, no abastecimento de água potável, na assistência médica e no sistema de ensino e aprendizagem, principais preocupações dos munícipes.