Economia

Ensa melhora desempenho operacional

A Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola (ENSA) registou, no primeiro semestre deste ano, um resultado liquido de 2,9 mil milhões, representando uma melhoria de 75 por cento nas contas e uma melhoria significativa na generalidade dos indicadores.

08/09/2021  Última atualização 10H44
Prémios brutos emitidos cresceram Kz 49,6 mil milhões © Fotografia por: Kindala Manuel | Edições Novembro
De acordo com o relatório da gestão, este resultado deve-se à continuidade da implementação do Plano Estratégico 2020-2022.

No semestre em avaliação, a seguradora diz ter registado uma diminuição da taxa de sinistralidade de 33 para 31 por cento.

Os prémios brutos emitidos, por sua vez, ascenderam 49,6 mil milhões de kwanzas com destaque para o Seguro de Petroquímica, que se manteve em linha com o anterior; o Seguro de Doença, teve um aumento de 21,5 por cento, passando o seu peso, no total de prémios brutos, de 22,1 para 28,7 por cento.

Quanto aos Seguros de Acidentes de Trabalho e Automóvel, ambos registaram uma ligeira diminuição face ao período homólogo, de 5,2 e 8,3 por cento respectivamente, mas mantendo o peso de 14,9 e 3,9 por cento na globalidade face ao ano anterior.

Segundo as contas semestrais, o volume de indemnizações cifrou-se em 15,7 mil milhões de kwanzas, uma redução de 7,0 por cento face ao período homólogo (o que se traduz numa redução da taxa de sinistralidade) com destaque para o Seguro de Petroquímica que apresentou uma diminuição de 47,4 por cento relativamente ao período transacto, passando o seu peso, no total das indemnizações, de 32,5 para 18,9 por cento.

Entre Janeiro e Junho do presente ano, face à política de melhoria da eficiência e em linha com o Plano Estratégico 2020-2022, as despesas da Ensa sofreram uma redução de 16,7 por cento face ao período homólogo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia