A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
Lesliana Pereira e Jaime Joaquim dão vida ao espectáculo dramático “Casados e Cansados” que é exibido no domingo, às 19h00, no Teatro Scala, enquadrado no Festival Internacional Teatro de Inverno (FITI), que decorre nas cidades de Maputo e Beira, em Moçambique.
O grupo Enigma Teatro, um dos representantes angolanos, desembarca na capital moçambicana na quinta-feira e foi escolhido pela organização para encerrar a 18ª edição do FITI, que este ano está a ser realizado de 27 de Maio a 12 do corrente mês. Depois da primeira participação do Enigma no festival, com a peça "A Grande Questão”, na 15ª edição, e de forma online na 17ª edição, desta vez, o grupo regressa à capital moçambicana para exibir uma peça sobre a vida de um casal que procura sempre a experiência dos mais velhos para resolver os problemas no casamento. Apesar de ser uma história simples, sem um contexto social e cultural concreto, "Casados e Cansados”, com a duração de 50 minutos.
Em declarações, esta segunda-feira, ao Jornal de Angola, o director artístico do grupo, Tony Frampênio, disse que durante 15 dias esteve a fazer uma preparação específica de texto e técnicas de actuação com os actores Jaime Joaquim e Lesliana Pereira.
Embora reconheça existir uma rápida adaptação dos protagonistas à peça, explicou ter incluído durante os ensaios vídeos de espectáculos anteriores, por forma a facilitar a adaptação dos mesmos. "São actores bastantes experientes e que já têm uma rotina e uma carreira consolidada, o que facilitou na montagem da peça”.
Jaime Joaquim e Lesliana Pereira, que participam na novela angolana "O Rio”, disse o encenador, tiveram de ser readaptados para a encenação teatral, o que levou mais tempo de enquadramento. "Felizmente os ensaios correram bem e estamos todos motivados para representar bem o país no festival”, destacou Tony Frampênio.
Carinho dos moçambicanos
A interacção com o público moçambicano por via das redes sociais tem criado uma maior proximidade com actores angolanos. Jaime Joaquim, que faz a sua primeira internacionalização, explicou, que tem procurado saber mais sobre a realidade e a cultura do país do Índico, através de pesquisas feitas na internet e sobre contactos com os organizadores do festival.
Para o actor, a sua participação na telenovela "O Rio”, tem criado alguma curiosidade entre o público local que mostram-se ansiosos para o ver actuar no festival de teatro. "Tenho conversado com alguns moçambicanos pelas redes sociais e que têm mostrado muito carinho pelos angolanos o que é bom para o fortalecimento dos laços culturais entre os povos”.
Momento ímpar
Multifacetada e com uma folha de serviços invejável, a actriz e apresentadora de televisão Lesliana Pereira disse existir uma grande expectativa por ser a primeira vez que participa num festival internacional de teatro no estrangeiro.
Para a actriz, que está no teatro desde 2016, participar no festival, tem um significado "ímpar”, sobretudo por poder fazer parte de um elenco que trabalha com rigor e profissionalismo. Explicou que existe uma energia positiva e que tudo farão para dignificar o bom nome das artes cénicas angolanas durante a participação no festival.
A também Miss Angola 2008 destacou o facto de existir uma boa relação de amizade e solidariedade entre os dois povos, o que vai permitir consolidar os laços culturais. "Precisamos aumentar o número de actividades culturais entre os angolanos e moçambicanos, por termos muitas semelhanças culturais”, destacou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.