Política

Eni e Sonangol ampliam colaboração da descarbonização e transição energética

Edna Dala | Roma

Jornalista

O documento rubricado pelo PCA da Sonangol e pelo administrador delegado da Eni,sob o testemunho do Presidente João Lourenço e da Primeira-Ministra Giorgia Meloni, no âmbito da visita de Estado, visa ampliar ainda mais as áreas de cooperação entre as duas empresas, através de estudos na área do Agronegócio e outros sectores de descarbonização, incluindo minerais para transição energética e inovação de ecossistemas.

25/05/2023  Última atualização 07H25
Documento rubricado pelo PCA da Sonangol e pelo administrador delegado da Eni © Fotografia por: Contreiras Pipa| Edições Novembro
De acordo com os termos do Memorando, a Eni e a Sonangol vão identificar e avaliar em conjunto oportunidades na transição energética, incluindo cadeias agroindustriais para a produção de combustíveis com menos emissões de carbono, valorização da biomassa residual e amoníaco verde para aplicações agroindustriais. Além disso, as duas empresas vão avaliar oportunidades no sector do Agronegócio  com estudos para promover sinergias entre as cadeias produtivas agrícolas nacionais e a bioenergia, com atenção especial para sementes e serviços aprimorados de biotecnologia, mecanização, fertilizantes e logística.

 Outras áreas de colaboração podem envolver minerais para a transição energética, como os usados na produção de baterias e energia renovável. O instrumento dá continuidade aos progressos alcançados na sequência do protocolo assinado pela Eni, Sonangol e a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) de Angola em Outubro de 2021, para identificar oportunidades de cooperação no país nos sectores do Agronegócio, Matérias-Primas e Economia Circular.

O memorando está alinhado com a visão da Sonangol que visa a descarbonização através de investimentos em projectos de energia de fontes mais limpas, e com a estratégia da Eni de assumir um papel de liderança no processo de descarbonização, promovendo uma maior utilização de fontes de energia renováveis, outros vectores energéticos e de baixo carbono, de acordo com as disposições do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

 Num segundo momento, o Chefe de Estado manteve encontros à porta fechada com a presidente do Senado, Ignazio la Russa, no palácio Giustiniani, e recebido a seguir pelo presidente da Câmara dos Deputados, Lorenzo Fontana, no Parlamento italiano.

 Às 20 horas de ontem, João Lourenço teve um segundo momento com o Presidente Mattarella no Palácio Quirinale num jantar oficial. Hoje, a agenda de trabalho do Presidente João Lourenço na capital italiana, Roma, reconhecida como a cidade do amor, está reservada ao Fórum de Negócios Itália-Angola e um encontro de cortesia com com o presidente da "Roma Capitale”, Roberto Guldieri, onde deverá assinar o livro de honra da cidade eterna.

 

Homenagem ao primeiro  monarca italiano

Depois do encontro no Palácio de Quirinale, o Presidente da República depositou uma coroa de flores no Altar da Pátria (Monumento do Soldado Desconhecido), erguido em homenagem ao rei Vittorio Emanuele II, o primeiro monarca italiano.

Na tarde de ontem, João Lourenço, que se fez acompanhar de uma delegação composta pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, e dos ministros dos Transportes, do Comércio e Indústria, da Economia e Planeamentos, bem como do PCA da Sonangol, foi recebido pela presidente do Conselho de Ministros, Giorgia Meloni, no Palácio Chigi, sede do Governo italiano.

 

 Angola é um protagonista  de paz e estabilidade em África

Em declarações à imprensa, depois do encontro com o homólogo angolano, o Chefe de Estado italiano considerou que o papel desempenhado pelo Presidente João Lourenço em prol da estabilidade e segurança na Região dos Grandes Lagos e no Sudão demonstra que "Angola é protagonista de paz e segurança no continente africano”.

Sergio Mattarella fez estas declarações depois de pedir que o Chefe de Estado angolano partilhasse informações sobre o processo de paz nas regiões aonde se registam conflitos a nível de África, com realce para as tensões na Região dos Grandes Lagos.

João Lourenço e Sergio Mattarella falaram também sobre as guerras que afligem o mundo de forma geral e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Relativamente ao conflito que opõe a Rússia à Ucrânia, Sergio Mattarella disse que a Itália e Angola partilham da vontade comum de paz e de uma colaboração internacional, de respeito de todos os Estados, dentro dos princípios das Nações Unidas.

  Intercâmbio com crescimento exponencial 

O Presidente italiano, Sergio Mattarella, reconheceu existir um intercâmbio "muito elevado” entre os dois Estados, que registou um crescimento exponencial no ano passado, sobretudo no sector energético.

Apesar dos avanços, o Chefe de Estado italiano defendeu o alargamento das relações em outros sectores, como no segmento das energias renováveis.

Para o efeito, Mattarella destacou o Memorando de Entendimento no quadro das energias renováveis, assinado ontem entre a Eni e a Sonangol, na sede do Governo italiano. O documento foi rubricado pelo presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Martins, e pelo administrador delegado da Eni, Claudio Descalzi.

Dentro daquilo que são as expectativas de crescimento do intercâmbio económico, Sergio Matarella apontou as novas infra-estruturas, automóveis, sector agrícola, cadeia alimentar e o desenvolvimento das relações de maneira crescente e concreta.

No encontro de Estado, no Palácio de Quirinale, os dois estadistas abordaram igualmente a colaboração cultural entre Angola e a Itália. O Presidente italiano disse existirem colaborações diversas entre universidades angolanas e italianas, que espera serem cada vez mais desenvolvidas.

Os dois Chefes de Estado avaliaram e concluíram igualmente sobre a necessidade de uma colaboração crescente entre Angola e a União Europeia, cimentada no compromisso da Itália de contribuir para o crescimento e reconhecimento de Angola dentro do bloco comunitário.

Para Sergio Matarella, a visita do homólogo angolano confirma a grande amizade e colaboração entre os dois países. O Presidente italiano recordou que, aquando da sua visita a Angola, em 2019, teve uma recepção de amizade do Chefe de Estado angolano e a presença deste em Roma representa uma honra para si e para a República da Itália.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política