Os restos mortais do primeiro bispo emérito da Diocese de Ondjiva, D. Fernando Guimarães Kevanu, falecido quarta-feira, aos 86 anos, por doença, foram, esta terça-feira, a enterrar, no cemitério da Missão Católica de Omupanda.
Angola e Namíbia projectam uma interligação ferroviária para breve, pelo Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM), numa extensão que deve ultrapassar 300 quilómetros, com o início do estudo de viabilidade, que vai definir os custos do projecto e, entre outros aspectos, o trajecto do ramal.
Os enfermeiros que quiserem, doravante, emitir a carteira profissional para o exercício da actividade no país, vão ser submetidos a um exame nacional. Essa exigência começa a ser aplicada, em breve, anunciou, quinta-feira, no Bié, o bastonário da Ordem da classe (ORDENFA).
Paulo Luvualu, que falava em torno do Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado ontem, realçou que o exame vai servir para aferir as reais competências do profissional de Enfermagem, antes mesmo de se lhe atribuir a carteira que o habilite a prestar cuidados de saúde nas unidade clínicas do país.
O bastonário da ORDENFA frisou que, para se melhorar cada vez mais a assistência aos pacientes, é preciso que haja um programa de formação contínua dos profissionais da Enfermagem a nível nacional e da mudança positiva das suas condições sociais, a fim de contribuírem qualitativamente na assistência sanitária aos pacientes.
Paulo Luvualu aproveitou a ocasião para elogiar o Executivo, pelas várias construções, reabilitações e ampliações de unidades de saúde dos níveis primários, secundários e terciários, o que está a reflectir, em parte, na melhoria da assistência médica e medicamentosa à população.
Outro aspecto que realçou é do enquadramento de técnicos no sector. Sobre isso, o bastonário revelou que, entre 2018 e 2021, o Ministério da Saúde admitiu 21.152 profissionais de Enfermagem em todo o país.
Com isso, o país passou a controlar 39 mil enfermeiros. Apesar desse aumento, o responsável da ORDENFA deixou claro que as necessidades são ainda maiores, tendo em conta que Angola tem, aproximadamente, mais de 30 milhões de habitantes.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Governo da Província de Luanda (GPL) informa que, por volta 11 horas, desta quarta-feira, serão emitidas 21 salvas de canhões, a partir da Cidade Alta, (capital do país), por ocasião da visita do Presidente da República do Senegal, Macky Sall.
Todos os órgãos de comunicação social, públicos e privados, devem criar os conselhos de redacção, antes das Eleições Gerais, previstas para Agosto, disse, segunda-feira, em Luanda, a presidente da Comissão da Carteira e Ética.
O Governo tem tomado medidas legislativas que visam reduzir as desigualdades sociais, económicas e culturais, num contexto de não discriminação e plena participação das pessoas com deficiência a todos os níveis, destacou, esta terça-feira , em Luanda, a secretária de Estado da Família e Promoção da Mulher.
O mercado angolano está aberto à entrada de empresários senegaleses que pretendem investir em Angola e que queiram aproveitar as oportunidades disponíveis, disse, nesta quarta-feira, em Luanda, o Presidente da República, João Lourenço.
O Chefe de Estado, João Lourenço, manifestou, nesta quarta-feira, em Luanda, o interesse em trabalhar de forma conjugada para que se encontrem as melhorias vias para o desenvolvimento de uma “cooperação sólida e dinâmica” com o Senegal.
O Chefe de Estado, João Lourenço, manteve, um encontro em privado no Palácio Presidencial à Cidade Alta, com o seu homólogo do Senegal, Macky Sall, no âmbito da visita de Estado de 72 horas que efectua a Angola, para o reforço das relações bilaterais entre os dois países.
Este dia, anteriormente proclamado como Dia da Libertação Africana, celebra a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.
Hoje é Dia Mundial da Criança Desamparada. Em prol da efeméride, o Jornal de Angola ouviu responsáveis de instituições que velam pela protecção dos seus direitos, tendo constatado que, em várias províncias, o número de crianças de e na rua tende a aumentar.
Todos os órgãos de comunicação social, públicos e privados, devem criar os conselhos de redacção, antes das Eleições Gerais, previstas para Agosto, disse, segunda-feira, em Luanda, a presidente da Comissão da Carteira e Ética.