O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, sexta-feira, o enviado especial do Presidente do Conselho Soberano de Transição do Sudão, Daffa-Alla Elhag Ali Osman.
Vários Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) analisam, hoje, em Luanda, a situação de paz e segurança na região, com destaque para o quadro reinante no Leste da República Democrática do Congo (RDC) e no Sudão.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, apresentou, quarta-feira, em Berlim, o estado e avanços das energias renováveis em Angola.
A apresentação foi feita na 9º edição do Diálogo de Transição Energética, que decorreu de 28 a 29 de Março, na cidade alemã de Berlim, no painel dedicado a descarbonização da indústria - Histórias de Sucesso e Desafios da Economia Global do Hidrogênio.
João Baptista Borges disse que a utilização, e até mesmo comercialização, do hidrogénio verde, produto com grande utilidade na agricultura, poderá ser uma realidade a partir de 2025.
O ministro da Energia e Águas acrescentou que a utilização desse produto será uma grande mais valia, podendo gerar mais postos de trabalho, mediante o nascimento de uma nova indústria.
Sob lema "Garantindo um Futuro Verde”, o fórum teve a participaram cerca de duas mil pessoas, em representação de mais de 130 países, incluindo 50 ministros das Relações Exteriores e da Energia e Secretários de Estado.
Os mais de 100 palestrantes de alto nível debruçaram-se sobre questões relacionadas com a implementação das metas climáticas globalmente acordadas, investimentos em sistemas de energia sustentável, acessíveis a todos, a produção de hidrogênio verde, neutralidade climática, segurança do fornecimento de energias limpas e uma transição climática, que pode ser implementada de forma socialmente justa, especialmente em países do Sul do Globo.
O Diálogo de Transição Energética de Berlim foi criado em 2015, tornou-se num dos fóruns mais importantes do mundo sobre a matéria e constitui uma iniciativa conjunta da Federação Alemã de Energia Renovável, da Associação Solar Alemã, da Agência Alemã de Energia e da Eclareon, apoiada pelo Governo Federal alemão.
O evento facilita o intercâmbio pessoal entre representantes governamentais de alto escalão, líderes empresariais globais, cientistas, líderes de organizações internacionais e ONG.
Nele, formuladores de políticas de alto nível, indústria, ciência e sociedade civil têm a oportunidade de partilhar as suas experiências e ideias, discutir e resolver desafios urgentes, formar e /ou fortalecer parcerias e desenvolver estratégias em busca de uma transição energética global segura, acessível e ambientalmente responsável, tendo como consequência a médio/longo prazo promover a necessária eliminação gradual dos combustíveis fósseis e estabelecer estruturas alternativas de fornecimento.
À margem do encontro, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e a embaixadora de Angola na Alemanha, Balbina da Silva, reuniram com responsáveis do Commerzbank e ILF.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Vice-Presidente da Republica, Esperança da Costa, chegou a Ancara, na sexta-feira, para participar na cerimónia de investidura do líder reeleito da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, em representação do Chefe de Estado, João Lourenço.
O embaixador angolano, Agostinho Van-Dúnem, apresentou as Cartas Figuradas ao chefe do Protocolo do Departamento de Estado norte-americano, Rufus Gilford, em Washington DC, na sexta-feira, soube o JA Online, através de uma nota.
Luanda acolheu, esta sexta-feira, a reunião de concertação do Comité Regional Interministerial (CRIM), composta por ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), soube o JA Online, através de uma nota.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) pediu, sexta-feira, o fim imediato das hostilidades no Sudão, acesso humanitário facilitado e um cessar-fogo permanente que leve a um acordo político "duradouro, inclusivo e democrático" no país, avança a Lusa.
O embaixador angolano, Agostinho Van-Dúnem, apresentou as Cartas Figuradas ao chefe do Protocolo do Departamento de Estado norte-americano, Rufus Gilford, em Washington DC, na sexta-feira, soube o JA Online, através de uma nota.
Luanda acolheu, esta sexta-feira, a reunião de concertação do Comité Regional Interministerial (CRIM), composta por ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), soube o JA Online, através de uma nota.
O Presidente reeleito turco, Recep Tayyip Erdogan, toma posse este sábado para um terceiro mandato presidencial, com o qual somará cinco anos às duas décadas de poder, numa cerimónia que contará com cerca de 20 líderes internacionais, incluindo a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
O Chefe de Estado, João Lourenço, disse, esta sexta-feira, que a protecção dos operadores económicos e a manutenção do poder de compra das famílias constituem um compromisso inadiável do Executivo, “mesmo em momentos em que a tomada de decisões com efeitos perniciosos se torna premente”.
A directora do gabinete provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Geraldina Paredes, assegurou, no Cunene, esta sexta-feira, que tudo está a ser feito para a emissão de um documento provisório que permita os taxistas e moto-taxistas credenciados atestarem o depósito a 160 kwanzas.