Política

Energias renováveis debatidas em Berlim

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, apresentou, quarta-feira, em Berlim, o estado e avanços das energias renováveis em Angola.

30/03/2023  Última atualização 07H20
© Fotografia por: DR

A apresentação foi feita na 9º edição do Diálogo de Transição Energética, que decorreu de 28 a 29 de Março, na cidade alemã de Berlim, no painel dedicado a descarbonização da indústria - Histórias de Sucesso e Desafios da Economia Global do Hidrogênio.

João Baptista Borges disse que a utilização, e até mesmo comercialização, do hidrogénio verde, produto com grande utilidade na agricultura, poderá ser uma realidade a partir de 2025.

O ministro da Energia e Águas acrescentou que a utilização desse produto será uma grande mais valia, podendo gerar mais postos de trabalho, mediante o nascimento de uma nova indústria.

Sob lema "Garantindo um Futuro Verde”, o fórum teve a participaram cerca de duas mil pessoas, em representação de mais de 130 países, incluindo 50 ministros das Relações Exteriores e da Energia e Secretários de Estado.

Os mais de 100 palestrantes de alto nível debruçaram-se sobre questões relacionadas com a implementação das metas climáticas globalmente acordadas, investimentos em sistemas de energia sustentável, acessíveis a todos, a produção de hidrogênio verde, neutralidade climática, segurança do fornecimento de energias limpas e uma transição climática, que pode ser implementada de forma socialmente justa, especialmente em países do Sul do Globo.

O Diálogo de Transição Energética de Berlim foi criado em 2015, tornou-se num dos fóruns mais importantes do mundo sobre a matéria e constitui uma iniciativa conjunta da Federação Alemã de Energia Renovável, da Associação Solar Alemã, da Agência Alemã de Energia e da Eclareon, apoiada pelo Governo Federal alemão.

O evento facilita o intercâmbio pessoal entre representantes governamentais de alto escalão, líderes empresariais globais, cientistas, líderes de organizações internacionais e ONG.

Nele, formuladores de políticas de alto nível, indústria, ciência e sociedade civil têm a oportunidade de partilhar as suas experiências e ideias, discutir e resolver desafios urgentes, formar e /ou fortalecer parcerias e desenvolver estratégias em busca de uma transição energética global segura, acessível e ambientalmente responsável, tendo como consequência a médio/longo prazo promover a necessária eliminação gradual dos combustíveis fósseis e estabelecer estruturas alternativas de fornecimento.

À margem do encontro, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e a embaixadora de Angola na Alemanha, Balbina da Silva, reuniram com responsáveis do Commerzbank e ILF.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política