Regiões

Energia eléctrica chega à comuna de Chiedi

A vida dos habitantes da comuna de Chiedi, no extremo leste do município de Namacunde, na província do Cunene, pode conhecer melhorias nos próximos tempos, com a extensão, pela primeira vez, de uma linha de transporte de energia eléctrica, a partir da sede municipal, e a terraplanagem da estrada de 24 quilómetros que liga as duas localidades, anunciou a administradora daquela municipalidade.

01/11/2019  Última atualização 21H55
Domingos Calucipa | Edições Novembro| namacundeo © Fotografia por: Expansão da rede de média e de baixa tensão parte de Namacunde

Segundo Isabel Ndesihafela, os projectos vão ser executados no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). A administradora de Namacunde disse que a concretização dos dois projectos vai permitir dar mais vida à comuna, principalmente em relação à atracção de quadros e de investimentos, sobretudo virados para o ramo do comércio, actualmente desencorajados pelo péssimo estado da via e a falta de energia eléctrica. 
Ainda no âmbito do PIIM, o município de Namacunde projecta a construção de uma escola de 12 salas de aula, na povoação de Santa Clara, outra de sete salas, em Omulunga-Washikongo, e a terceira, também de sete salas, na localidade de Omulemba, com vista à redução do número de crianças que estudam debaixo de árvores e em capelas.

Combate à fome

A administradora Isabel Ndesihafela assegurou que, desde o início dos apoios para acudir as vítimas da seca, em meados deste ano, o município já recebeu mais de 28 toneladas de produtos diversos, que foram distribuídos às populações mais carentes de diferentes localidades da municipalidade.
Isabel Ndesihafela disse que o município recebeu também três camiões-cisterna e quatro tractores, que estão a ajudar na distribuição de água às populações das localidades fortemente atigidas pela seca.
O município de Namacunde, ainda de acordo com a administradora, conta com 55 furos de água, dos quais 28 abrangidos pelo programa de emergência de reabilitação.
Referiu que, dos 28 furos a serem reabilitados, doze já estão concluídos, nas localidades de Okwandubo, Omulova, Ongodi, Ofenda, Santa Clara e Namacunde sede, entre outras zonas, onze estão em obras e em cinco os trabalhos estão por iniciar.
Namacunde, um dos seis municípios da província do Cunene, tem 142.047 habitantes, 114.991 dos quais afectados pela seca.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões