Regiões

Energia da rede pública chega em zonas rurais

Dez mil famílias residentes em zonas rurais dos municípios de Mbanza Kongo e Nóqui, província do Zaire, vão, nos próximos 24 meses, beneficiar de energia eléctrica da rede pública, anunciou, ontem, a Angop, que cita o administrador executivo da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (Ende) para a região Norte e Luanda, Pedro Buca

24/03/2021  Última atualização 10H35
Electrificação abrande municípios do Nóqui e Mbanza Kongo © Fotografia por: Edições Novembro
O responsável, que está na província para avaliar o funcionamento do sector, disse que os beneficiários são a população das localidades do Nkiende, Tuku, Projecto Habitacional do Genina, Luvo  e a comuna do Mpala, no mu-nicípio  do Nóqui.
Segundo Pedro Buca, estão em curso trabalhos de terraplanagem  para a construção de duas subestações nas comunas do Mpala e no Luvo, a cargo de uma empresa privada.

Com uma potência instalada de 128 megawatts, a província do Zaire é uma das primeiras do país a ter todas as sedes municipais electrificadas.
Cinquenta e quatro aldeias, das 711 do Zaire, beneficiam de energia eléctrica produzida por diversas centrais hidroeléctricas do país, no âmbito do Projecto de Electrificação da Província do Zaire (Proeza), iniciado em 2016.

A Ende na região controla 42 mil e 99 clientes, dos quais cerca de três mil beneficiam de energia eléctrica do sistema pré-pago.
Com uma densidade de 594 mil e 428 habitantes, a província do Zaire está dividida administrativamente em seis municípios, concretamente Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Nzeto, Tomboco e Nóqui.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões