Economia

Endiama Mining e Fundação Brilhante instaladas no Dundo

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

A Endiama Mining e a Fundação Brilhante instalaram-se no Dundo, Lunda-Norte, como parte do que o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás declarou, ontem, naquela cidade, representar uma nova dinâmica para o sector dos diamantes, mas a sede do grupo permanece em Luanda.

22/04/2021  Última atualização 14H37
Sede da Fundação Brilhante no Dundo materializa compromisso com as comunidades locais © Fotografia por: Armando Sapalo | Edições Novembron | Lunda Norte
Diamantino de Azevedo disse à imprensa, depois da inauguração da sede da Endiama Mining, o braço operacional do grupo diamantífero estatal para exploração mineira, e da Fundação Brilhante, o apêndice para o apoio social aos trabalhadores, que a transferência representa o cumprimento das promessas do Presidente da República, João Lourenço, sobre a necessidade de se aproximar as actividades sociais e produtivas das instituições do sector junto das comunidades em que os recursos são explorados. 

"Não se trata apenas de uma inauguração, mas também de uma verdadeira transferência, que representa a dinamização das actividades e da promessa do Presidente da República, de que devíamos ter instituições mais próximas  das comunidades e governos das províncias em que desenvolvem a actividade diamantífera”, destacou.

Na companhia do governador provincial da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, e do presidente do Conselho de Administração da Endiama, Ganga Júnior, o ministro sublinhou que pretende-se, com a transferência, dinamizar os projectos sociais do grupo  nas áreas de exploração, bem como a proximidade com os governos provinciais.


Mina do Luaxe
Com a transferência da sede da Endiama Minning para a cidade do Dundo, procura-se, também, dar mais suporte aos trabalhos de investigação geológico-mineira do kimberlito do Luaxi, na província da Lunda-Sul, com vista à sua entrada em funcionamento, no ano de 2024. Sabe-se que, hoje, em Saurimo é aberta uma Delegação da Fundação Brilhante.

A propósito da transferência da sede Endiama Minning para o Dundo, o director-geral da instituição, Pedro Galiano, referiu que "fazer evoluir os modelos de gestão e de negócios, através do desenvolvimento de soluções sustentáveis, será um dos grandes focos, para redescobrirem-se os processos de exploração mineira.

Pedro Galiano sublinhou que o reforço da investigação da exploração aluvionar consta, também, das principais metas da instituição. Ainda ontem, o ministro procedeu ao lançamento, na localidade do Furi, município do Cambulo (Lunda-Norte), das actividades de uma diamantífera local, assim como inaugurou duas escolas, sendo uma primária e outra secundária.

  Sodiam rejeita reclamações sobre imposição de preços
A política de preços da Sodiam não é impositiva, declarou o presidente da estatal de comercialização de diamantes, diante de reclamações de representantes de cooperativas de exploração que criticam os preços da companhia. Eugénio Bravo da Rosa falava à estação emissora de Luanda LAC, citado, ontem, de Malanje, onde o presidente da Cooperativa Ginga Mbandi, Armindo Cumbi, afirmou que os preços oferecidos pela Sodiam estão muito abaixo daquilo que realmente valem.

Armindo Kumbi indicou que a Sodiam pode pagar apenas o equivalente a 400 dólares pelo quilate, quando o preço esperado situa-se entre os 700 e 800 dólares, algo que considerou não ser justo.
"Por força da nossa política de preços, dissemos que não colocamos qualquer objecção se as cooperativas, sempre que não estiverem de acordo com os preços que oferecemos para a compra das suas produções, nos apresentem um cliente  interessado em pagar o preço da cooperativa”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Sodiam.

Eugénio Bravo da Rosa explicou a forma como se estabelecem os preços em sessões de avaliação nas quais participam o avaliador do produtor, um independente e outro da Sodiam, ao que se segue uma negociação em mesa para se chegar a um acordo sobre a venda da produção.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia