Sociedade

ENDE trabalha na reposição de torres vandalizadas

A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) está a envidar esforços para a reposição das peças roubadas a quatro torres de alta tensão na barragem hidroeléctrica das Mabubas, província do Bengo.

21/01/2023  Última atualização 08H59
ENDE pede maior reforço na protecção de serviços energéticos © Fotografia por: Maria João | edições novembro | caxito

O director do Gabinete de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais da ENDE, Lauro Fortunato, explicou que os presumíveis infractores retiraram 120 travessas metálicas que suportam as torres, metendo em risco cerca de 2.500 famílias das localidades do Porto Kipiri, Urbanização do Capari e Panguila, por estarem na iminência de ficarem sem energia eléctrica.

O director garantiu que trabalhos de inspecção vão continuar nas restantes linhas de transporte de energia de alta tensão nos municípios do Dande e Ambriz, enquanto diligências estão a ser feitas pela Polícia Nacional para a detenção dos autores da vandalização.

Lauro Fortunato salientou, na quinta-feira, que as quatro torres de alta tensão vandalizadas este mês serviam para transportar energia eléctrica da barragem hidroeléctrica das Mabubas, arredores da cidade de Caxito, à subestação da Urbanização de Capari, município do Dande.

A barragem está localizada na comuna das Mabubas, município do Dande, possui uma capacidade de 25.6 megawatts e tem quatro grupos geradores em pleno funcionamento.

O director do Gabinete de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais da ENDE avançou estes dados durante uma visita de constatação e inspecção às linhas de alta tensão na província do Bengo.

A referida vandalização da barragem foi constatada durante um trabalho de inspecção dos técnicos da ENDE/Caxito, que efectuaram, recentemente, às torres de alta tensão das linhas de 60 quilovolts.

Lauro Fortunato explicou que a visita de constatação foi testemunhada pelo director de Manutenção de Média e Alta Tensão da Região Luanda-Bengo, Leonardo de Castro, membros da Administração Municipal do Dande e da Polícia Nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade