Sociedade

ENDE descarta responsabilidade na morte de zungueira na capital

Alberto Quiluta

Jornalista

A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) descartou qualquer responsabilidade na morte da zungueira Alice João Cambongo, 48 anos, ocorrido na terça-feira, por electrocussão na Baixa da cidade, depois da chuva torrencial que se abateu sobre Luanda.

19/03/2021  Última atualização 14H51
Electrocussão ocorreu como consequência de actos de vandalização de cabos de energia © Fotografia por: DR
Em conferência de imprensa, ontem, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração da (ENDE), Hélder Adão, disse que a electrocussão ocorreu como consequência de actos de vandalização de cabos de energia, numa coluna de iluminação pública e não na rede de distribuição.
"Na peritagem feita pelos técnicos, notamos que a rede de iluminação pública foi vandalizada em toda sua extensão, incluindo os armários de suporte”, justificou o PCA da ENDE.

Hélder Adão explicou que a iluminação pública não é um activo da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, mas sim do Governo Provincial de Luanda (GPL), havendo no momento uma colaboração com base em algumas intervenções na capital e em outras províncias.
O responsável explicou que o Governo da Provincial de Luanda, contratou uma empresa que colocou novos cabos, para suporte à iluminação pública na capital, estando em curso um levantamento para corrigir o erro que esteve na base do incidente de terça-feira, para não provocar outros danos.

Na mesma conferência de imprensa, a presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL), Maria Nelumba, assegurou  que a administração está a fazer um trabalho profundo para evitar acontecimentos de género na circunscrição.

Maria Neluma garantiu ajustes técnicos no local e outros pontos da cidade de Luanda e chamou  a atenção às pessoas que têm vandalizado os postes de média e baixa tensão na capital, para deixarem de o fazer por causa dos grandes prejuízos que causam ao Estado.

Recordou que a Comissão Administrativa da Cidade de Luanda está a fazer  os possíveis para que os apoios cheguem o mais rapidamente à família da vítima, para a realização de um funeral condigno.
Dona Alice, como era carinhosamente chamada, vivia no Distrito Urbano do Kalawenda, no município do Cazenga. Deixa viúvo e seis filhos, vai a enterrar, hoje, no Cemitério da Mulemba, vulgo 14.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade