Economia

ENDE: Avaria no sistema informático paralisa pagamento de energia eléctrica no país

A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) declarou o decurso de trabalhos para superar "o mais rápido possível uma avaria que, na segunda-feira, paralisou a venda pré e pós-paga de energia, impossibilitando o acesso ao serviço em todo o país.

20/09/2023  Última atualização 07H05
© Fotografia por: DR

Uma nota distribuída pela companhia indica que a interrupção abarca todos os canais de pagamento, envolvendo os virtuais (efectuados nas plataformas digitais) e os essenciais (balcões e agentes autorizados) nas 18 províncias do país.

O documento refere que decorrem trabalhos para normalização da situação o mais breve possível.

Números divulgados em Julho, pelo administrador executivo para a Cadeia de Abastecimento, Exploração e Manutenção, pedro Buca, em Malanje, indicam, que a ENDE conta com 1,931 milhões de clientes, 500 mil dos quais inseridos no sistema de contagem de pré-pagamento, um modelo de negócio que tem contribuído de forma significativa para a elevação das receitas.

A dívida dos clientes em todo o país está avaliada em 209 mil milhões de kwanzas, constituindo-se numa preocupação para a empresa, por inviabilizar a execução de projectos de expansão da rede em vários pontos do país em que ainda não há oferta pública de electricidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia