Cultura

Encontros de arte e pensamento

A segunda edição do encontro do Centro de Estudos Literários Angolanos (CELA), denominado “Nkodya Dya Mpangu: Encontros de Arte e Pensamento”, decorre online de 3 a 7 de Novembro, com a participação de escritores, pesquisadores e professores universitários de Angola, Portugal, Brasil, Moçambique, México e Itália.

31/10/2021  Última atualização 09H35
NKODYA DYA MPANGU © Fotografia por: DR
A ser realizado no âmbito do Dia Internacional do Escritor Africano, no encontro, segundo uma nota da organização, serão abordadas "as tapeçarias topológicas das várias experimentações do sensível em Angola, ao lado das forças criativas do Brasil, de Portugal e de demais países africanos, como espaço de realidade multilingue e cujas vozes na poesia oral guardam elementos muito antigos que permanecem na entoação, nas cadeias da voz com misturas de novos ritmos e novos sons”.


Com curadoria do poeta Abreu Paxe e do académico Mbiavanga Fernando (Angola) e dos poetas Luís Serguilha e Marcelo Ariel (respectivamente de Portugal e Brasil), o encontro Nkodya Dya Mpangu terá como tema "Ritmos e Travessias Actantes nas Línguas e Artes”, bem como "a multiperceptividade de lugares em construção discursiva e tradutórias, focando também as questões de género e de raças”. A diversidade será igualmente debatida "do ponto de vista dos criadores de textos judaicos, cristãos e islâmicos”. 



Além de Abreu Paxe e Mbiavanga Fernando, de Angola participam Domingas Monte, David Capelenguela, António Quino, Francisco Soares, Kaio Carmona, José Carlos Venâncio e Daniel Peres Sassuco. O evento poderá ser acompanhado nas redes sociais do CELA no Facebook e no Youtube.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura