Especial

Encontro emocionante do Rei com a comunidade espanhola

Boa tarde a todos, para a Rainha e para mim, esse encontro com a comunidade nas nossas visitas de Estado é sempre muito emocionante. Estamos mui­to felizes em poder conhecê-los e cumprimentá-los pessoalmente e queremos muito que vocês comparti­lhem connosco vossas experiências e histórias em um país que, como vocês sabem, visitamos pela primeira vez.

14/02/2023  Última atualização 06H30
Rei e Rainha © Fotografia por: kindala Manuel | Edições Novembro
Temos a certeza de que o que nos disserem vai ajudar-nos a des­cobrir um pouco mais de Angola e que viver aqui representa ou signifi­ca para vocês . Vossas perspectiva certamente será útil para enriquecer nossas relações bilaterais.

Chegámos ontem à noite e, nes­te primeiro dia de programa, já pu­demos sentir o interesse, o respeito e a simpatia que a Espanha desper­ta neste querido país africano.

Não temos dúvidas que o que cada um de vós faz do seu traba­lho - da sua vocação religiosa, em­presarial, social, cultural ou de co­operação - contribui decisivamente para esta boa imagem do nosso país em Angola e isso se traduz no carinho que recebemos.

Gostaria de referir, em primeiro lugar, a quantos de vós vieram a An­gola por solidariedade, para ajudar o próximo: as quase cem religiosas e religiosos, bem como o pequeno grupo de cooperadores que desen­volve o seu trabalho em algumas ONG presentes no país. Vossa tarefa não é fácil e, apesar disso, vocês a executam com admirável dedica­ção e profissionalismo.

Saúdo também quantos traba­lham nas empresas espanholas. Seu comprometimento profis­sional é fundamental. Ao promo­verem os interesses das nossas empresas, contribuem para a pro­moção das relações económico-comerciais entre Espanha e An­gola e para que outras empresas espanholas possam ter oportuni­dades neste mercado; Vocês tam­bém favorecem o desenvolvimento do país que os acolhem. A interna­cionalização das nossas empresas continua a ser muito necessária e por isso as nossas instituições tra­balham para a promover. Os encon­tros empresariais Angola-Espanha que amanhã realizaremos respon­dem a este objectivo.

Também quero me dirigir a to­das as funcionárias e funcionários públicos da Embaixada.

Sei que os espanhóis e ango­lanos que trabalham juntos são uma equipa pequena em número, mas muito empenhada no seu tra­balho quotidiano de representar a Espanha, cuidar dos vossos com­patriotas e promover as relações bilaterais.

Agradecemos o vosso empenho e dedicação. A relação entre Espa­nha e Angola desde a independên­cia tem sido estreita, e desde muito cedo, Espanha fez um grande esfor­ço de cooperação para o desenvol­vimento, sustentado ao longo de 30 anos, em tempos especialmente trágicos para esta Nação. Ao longo de todo este tempo, conseguimos lançar as bases que permitiram uma boa colaboração entre nós. Queremos continuar aprofundando esses laços. E temos a certeza que o governo e o povo angolanos tam­bém o querem. Por isso, quero con­cluir minhas palavras encorajando -os a continuarem fortalecendo esta estreita relação, da qual vocês são uma componente essencial; a me­lhor expressão da nossa amizade.

A Rainha e eu estamos muito felizes por estarmos convosco esta tarde em Luanda e agrade­cemos muito as vossas manifesta­ções de carinho.

Muito obrigado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial