Regiões

Encontro aborda família e igualdade

Flávia Massua | Saurimo

Jornalista

A directora nacional para as Políticas Familiares, Igualdade e Equidade do Género do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Santa Ernesto, destacou, em Saurimo, a necessidade de maior engajamento das famílias na preservação da saúde mental, a fim de aumentar a esperança de vida dos angolanos.

13/06/2021  Última atualização 10H37
© Fotografia por: DR
Santa Ernesto coordena uma equipa de prelectores ao encontro metodológico que, no centro integrado de formação profissional INEFOP, junta, desde quinta-feira, técnicos de distintas áreas da estrutura central do sector, membros da sociedade civil e convidados, para debater, em oito dias, um painel com 15 temas.

Consta dos assuntos em reflexão "Procedimentos Metodológicos da Acção Social, Família, Saúde e Equidade de Género”, "Campanha de Valorização da Terceira Idade Conta a sua História”,  "Empoderamento da Mulher Rural”, " Implementação da Política Nacional de Género”, "Técnicas de Poupança Familiar” e "Saúde Sexual Reprodutiva na Perspectiva dos Direitos da Mulher”.

Segundo a fonte, o Ministério pretende, com a promoção do evento, em várias províncias do país, resgatar  valores morais e cívicos e um clima de convivência saudável nas famílias e comunidades. O evento visa também garantir amor aos mais vulneráveis, especialmente crianças, idosos e deficientes, vítimas  de abusos recorrentes”.

Para a directora provincial da ASFIG, Maria Luísa Martins,  os assuntos em debate reflectem os principais eixos constantes do Decreto Presidencial  222/19, onde o direito à vida, com saúde, despontam das garantias fundamentais, valores e princípios a preservar.

Em relação às crianças, deficientes e idosos, considera que a sociedade precisa de acentuar  a inclusão social. A representante da Igreja Católica, ao encontro, Ana Guerra, aconselha os  pais a criarem momentos de diálogo com os filhos para contrapor o quadro assustador de gravidez na adolescência.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões