Economia

ENBI,SA: Mário Nsingui Pedro nomeado ao cargo de PCE

Ana Paulo

Jornalista

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) fez saber, ontem, em nota de correcção, que Mário Nsingui Pedro, membro constituinte da Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI,SA), foi nomeado para exercer o cargo de presidente da Comissão Executiva (PCE).

04/08/2022  Última atualização 12H47
© Fotografia por: DR

Segundo consta no documento já publicado pelo Jornal de Angola, esta nova entidade pública vai ter como presidente do Conselho de Administração, o economista Henda Esandju Nicolau da Silva Inglês.

O Conselho de Administração tem ainda Alice Paula dos Santos Neves como administradora Executiva, Pedro Carmo Manuel Pereira, administrador Executivo e José Manuel Rela dos Santos Bento como administrador não-Executivo.

A formalização do início de funções dos gestores da Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI, SA), entidade encarregue da implementação e gestão do sistema para os passes sociais e regulares dos transportes públicos colectivos de passageiros, ocorreu na última segunda-feira.

A cerimónia de apresentação da entidade e do respectivo Conselho de Administração foi realizada no Ministério das Finanças, testemunhada pelos secretários de Estado das Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos; do Orçamento e Investimento Público, Aia-Eza da Silva e o para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue Calumbo.

Estiveram, igualmente, no acto o vice-governador da província de Luanda para o Sector Económico, Lino Quienda Mateus Sebastião, e o administrador Executivo do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado, Raimundo Santa Rosa.

O Sistema Nacional de Bilhética é um mecanismo integrado de cadastramento (presencial ou online) dos passageiros de transportes públicos colectivos, para a emissão de passes sociais (subsidiados), para crianças, estudantes, jovens, pessoas com necessidades especiais, cidadãos de terceira idade e veteranos da pátria, e passes regulares, para o público em geral.

Como benefícios associados ao funcionamento do Sistema Nacional de Bilhética Integrada, destaca-se a dinamização das políticas sociais, maior facilidade e fluidez no embarque de passageiros, alargamento da rede de venda de bilhetes e tarifas electrónicas, com novos canais de venda online e centrais de atendimento.

A nova empresa apresentada assume o compromisso com a sociedade e firmou o propósito de auxiliar na tarefa de reduzir o impacto das carências sociais a nível dos transportes de pessoas, bens e na melhoria da mobilidade urbana.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia