Economia

Empresas que operam na Zona Económica Especial vão ter crédito facilitado

JA Online

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e a Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial Luanda-Bengo vão assinar, esta quinta-feira, um memorando de entendimento que vai facilitar as garantias de crédito das micro, pequenas e médias empresas que desenvolvem a sua actividade na ZEE.

30/03/2023  Última atualização 06H50
© Fotografia por: DR | Arquivo

Segundo uma nota de imprensa enviada ao JA Online, o memorando vai ser rubricado pelo presidente do Conselho de Administração do FGC, Luzayadio Simba, e pelo presidente da ZEE, Manuel Pedro.

Nesta parceria, diz a nota, FGC assume o compromisso de conceder garantias públicas, após análise de risco de crédito, para os projectos que

apresentem viabilidade técnica, económica e financeira, fundamentalmente às Micro, Pequenas e Médias Empresas, incluindo Startups e Cooperativas, que cumprirem com os requisitos de acesso à ZEE.

 A ZEE prestará, neste acordo, apoio aos beneficiários dos produtos e/ou linhas de garantias públicas em vigor, em desenvolvimento e/ou a ser criada pelo FGC.

"O memorando tem como objectivo estimular e dinamizar a criatividade e a produção interna, em consonância com o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), bem como incentivar a criação de Garantias Públicas com a cobertura de até

75% do capital financiado e com juros bonificados, para as MPMEs, Cooperativas e Startups que, mediante o cumprimento dos requisitos de acesso, implementem os seus projectos na ZEE, ou nela já se encontrem instalados, a exercer uma actividade de natureza industrial ou comercial”, sublinha o documento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia