Política

Empresas angolanas e francesas assinam acordo para novas parcerias

Empresas do sector privado angolano e francês assinaram, na noite de quinta-feira, um acordo de parceria para o desenvolvimento de novas acções no sector agrícola e agroalimentar, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

04/03/2023  Última atualização 08H55
Fórum empresarial realizado à margem da visita do Presidente Emmanuel Macron serviu para lançamento da parceria no sector © Fotografia por: Kindala Manuel | Edições Novembro

O acordo foi assinado por representantes da MEDEF Internacional, Grupo Alfa, Clube de Empresários de França e Angola (CEFA), estes pela parte francesa, e pela angolana, a Associação AgroPecuária de Angola (AAPA) e dos Profissionais Agropecuários (Aprofagro).

O documento foi rubricado no final dos trabalhos do Fórum Empresarial Angola/França, que serviu para o lançamento da parceria no sector agrícola e Agroalimentar entre os dois países.

A parceria estabelecida visa mobilizar os mecanismos de financiamento dedicados às empresas africanas do sector agrícola e pecuário e encorajar a elaboração e desenvolvimento de novos instrumentos para fazer face aos desafios do sector em Angola.

Entre outros interesses, o acordo abre também portas para a identificação de oportunidades conjuntas, sobretudo da produção do milho e soja, além de vir a propor soluções globais a serem implementadas, incluindo a estruturação de esquemas de financiamento.

As partes acordam a necessidade de assegurar uma avaliação semestral deste instrumento legal, incluindo uma revisão sistemática do progresso das acções propostas.

 Numa primeira fase, produtos como a mandioca, milho, algodão, cereais, amendoim, café, frutas, legumes e a criação de bovinos e suínos, avicultura e piscicultura estão no foco das atenções.

Com este acordo, o sector privado francês quer ajudar no desenvolvimento do sector agrícola em Angola e a valorização da produção, em parceria com os actores locais em projectos actuais e futuros.

Oportunidades de investimento

O presidente da AAPA, Wanderley Ribeiro, afirmou que foram identificadas muitas oportunidades para investimento, com realce para o melhoramento genético de animais e sementes melhoradas, com vista a satisfazer a procura actual.

"Estamos a olhar também para as oportunidades de exportação de frutas.Temos casos identificados de frutas que já são exportadas para a França”, avançou o empresário angolano.

Para o empresário angolano Adérito Costa, o Fórum serviu para a identificação de novos parceiros franceses, tendo destacado os esforços do Executivo no que toca à revitalização do sector agrícola.

Actual líder da produção das três espécies de pitaya em Angola, disse que o objectivo actual é relançar a exportação desta fruta tropical para a Europa, com a parceria francesa.

Com uma produção anual de 300 toneladas, actualmente, a empresa exporta para os países vizinhos como Namíbia e Congo-Brazzaville. Os trabalhos desenvolvidos no Fórum foram ontem apresentados ao Presidente francês, Emmanuel Macron, num encontro que voltou a juntar os empresários dos dois países.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política