O Governo da Lunda-Norte procedeu, recentemente, no Dundo, província da Lunda-Norte, na fazenda agro-pecuária da Cacanda, ao lançamento do Programa de Fomento Pecuário de Suínos, que vai abranger um total de 500 famílias (313 homens e 187 mulheres) para a reprodução animal nos dez municípios.
Os primeiros testes com fluidos (crude) para aferir a eficiência produtiva da Refinaria de Cabinda iniciam em meados de Dezembro deste ano, altura em que se prevê a conclusão da primeira fase do projecto, iniciado em 2021, informou o director-geral da GEMCORP Angola, responsável pela execução da obra.
A vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Zâmbia, Christabel Ngongola Reinke, manifestou, esta quarta-feira, em Luanda, o interesse dos empresários zambianos em investirem, em Angola, no sector da agricultura, para o reforço da cooperação comercial, entre os dois países, no quadro do programa estratégico do Executivo de diversificação da economia nacional.
Christabel Reinke, que discursou no Fórum económico Angola-Zambia, que decorreu na sala de conferencias da Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), sob o lema "Oportunidades de negócios e novas parcerias privadas para reforçar a cooperação biteral”, apontou que, a par da agricultura, a Zâmbia quer, igualmente, investir nos sectores da industria transformadora, energia, mineração, construção, turismo, tecnologias de comunicação e informação (TIC) e na educação.
Para Christabel Reinke, o interesse dos zambianos em quererem investir em vários sectores económicos, deve-se ao facto de Angola ter-se tornado num destino privilegiado de investimento internacional e ter apostado no melhoramento das suas infra-estruturas rodoviárias, o que demonstra uma vantagem estratégica e competitiva de ser um portal global para o comércio em África e no mundo.
Facilidades de negócios
Assegurou que a Zâmbia continua a ser um dos melhores destinos de investimento em África, devido ao ambiente favorável de negócios existente no país, com vantagens recíprocas, tanto para o investidor local, como estrangeiro.
"O compromisso do Governo zambiano é estimular o fluxo de investimentos locais e estrangeiros, contando com uma economia de livre mercado avançada, sem controlos de preços e taxas de câmbio”, disse.
O presidente da Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), António Henrique da Silva, disse que, em Angola, as oportunidades de negócios são enormes para os empresários zambianos poderem manter parcerias de investimentos em benefícios dos dois países.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.
O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, participa, hoje, em representação do Presidente da República, João Lourenço, na Cimeira Kwahu, a ter lugar na capital do Ghana, Accra, sob o lema: Diálogo de Alto Nível Sobre Prosperidade em África.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai esperar antes de decidir se aumenta a produção, afirmou, esta sexta-feira, em Londres, o presidente em exercício, o guiné-equatoriano Gabriel Mbaga Obiang Lima.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
O director-geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) anunciou, domingo, em Luanda, que a actividade clandestina, prestada por intermediários, que aliciam cidadãos com a garantia de atendimento mais célere à porta das unidades dos postos da instituição, têm os dias contados.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.