Economia

Empresários viabilizam aposta na diversificação

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

O secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, defendeu, segunda-feira, em Saurimo, a adequação de estratégias para se dinamizar a produção local de bens diversos e incentivar o empresariado a apostar na diversificação da economia.

24/02/2021  Última atualização 10H26
Mário Caetano João efectuou visita de trabalho à Lunda-Sul © Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro
No encontro com  empresários, no quadro da visita que efectuou à província da Lunda-Sul, Mário Caetano João ressaltou a necessidade de se consolidar a reserva na-cional de alimentos, com  financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), que vai permitir a aquisição de meios, para facilitar a produção e o escoamento de produtos.

Em relação ao funcionamento do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), no domínio da concessão de crédito, o secretário de Estado abordou a simplificação de procedimentos como forma de ajuste das partes estruturantes dos programas em curso.

Segundo lembrou, a promoção e capacitação do empresariado para melhor interacção com o sector bancário nacional é vital a fim de se garantir um "ambiente de negócios saudável e de vantagens recíprocas”.
Naquele que foi um novo formato do briefing semanal, habitualmente realizado à terça-feira, em Luanda, Mário João reconheceu  que  a pandemia da Covid-19 inviabilizou a importação de bens diversos, impondo desafios sérios aos empresários, pois levanta a necessidade de maior esforço para mitigação das dificuldades relacionadas com a produção nacional.

Depois do encontro com os empresários, a delegação visitou  dois projectos de piscicultura, obras de construção de uma escola de 48 salas,  inscritas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), tendo também constatado o espaço onde está em curso a construção do Pólo de Desenvolvimento Diamantífero, localizado há cerca de seis quilómetros da cidade de Saurimo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia