Os cidadãos interessados já podem recorrer às instalações do Banco Nacional (BNA), aos bancos comerciais e à Bolsa de Valores (BODIVA) para a compra do stock de títulos em dólares disponível, comunicou, sexta-feira, o BNA.
O coordenador do Gabinete Operacional para Abertura e Certificação do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, José Nóbrega, disse, quinta-feira, que aquela infra-estrutura aeroportuária trará para o país vários desafios e novas oportunidades de negócios.
Os empresários angolanos devem explorar ao máximo as potencialidades económicas de Angola e suas vantagens em relação aos outros países africanos, para que o país consiga obter índices satisfatórios nas trocas comerciais, com a implementação do programa da Zona de Comércio Livre da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que conta com um mercado de 400 milhões de habitantes
Esta intenção foi manifestada, no último final de semana, em Luanda, pelo chefe da Delegação do Secretariado Executivo da SADC, Alcides Monteiro, durante um encontro consultivo e de auscultação ao sector empresarial privado angolano, que decorreu no quadro das reuniões consultivas sobre a adesão de Angola ao Protocolo de Trocas Comerciais.
De acordo com Alcides Monteiro, com a entrada de Angola para a Zona de Comércio Livre (ZCL) irá marcar uma etapa promissora nas trocas comerciais, com vantagens mútuas entre os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com reflexos em benefícios no comércio internacional.
Apontou que o envolvimento do sector privado na Zona de Comércio Livre é fundamental e a SADC deve incluir este segmento em todos os processos de integração regional para a sua contribuição no crescimento das trocas comerciais na região. Sublinhou que o comércio na região representa apenas 20 por cento das trocas comerciais, e a meta é atingir 50 por cento, em 2030.
Segundo o diplomata, apesar de Angola representar a segunda maior economia da região, tem muito a oferecer à SADC, assim como, a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral tem muito a dar para a economia angolana. Recordou que a integração regional na SADC é feita por intermédio de vários instrumentos, como o Tratado da SADC, protocolos sectoriais e o Plano Indicativo de Desenvolvimento Regional, que inclui a Estratégia de Industrialização e Cadeia de Valores.
"Quanto a cadeia de valor, que informar que os países podem criar parcerias empresariais bilaterais e multilaterais ao nível da região e fazer com que o produto local seja considerado da região no seu todo, para que seja comercializado dentro da SADC, passando pela qualidade da produção, geração de emprego e economias de escala, para sairmos da dependência de importação de outros países”, disse.
De lembrar que a delegação técnica da SADC trabalhou, em Luanda, com objectivo de acompanhar o processo de revisão da oferta tarifária e as questões que têm a ver com o processo de negociação para o roteiro.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA decisão do Executivo de reduzir, parcialmente, as subvenções à gasolina é justificada pela necessidade de reduzir o fosso entre os ricos e pobres, como é o caso das populações do meio rural, urbano ou periurbano, que têm um consumo reduzido ou nulo de combustíveis.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) pediu, sexta-feira, o fim imediato das hostilidades no Sudão, acesso humanitário facilitado e um cessar-fogo permanente que leve a um acordo político "duradouro, inclusivo e democrático" no país, avança a Lusa.
O embaixador angolano, Agostinho Van-Dúnem, apresentou as Cartas Figuradas ao chefe do Protocolo do Departamento de Estado norte-americano, Rufus Gilford, em Washington DC, na sexta-feira, soube o JA Online, através de uma nota.
Luanda acolheu, esta sexta-feira, a reunião de concertação do Comité Regional Interministerial (CRIM), composta por ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), soube o JA Online, através de uma nota.
O Presidente reeleito turco, Recep Tayyip Erdogan, toma posse este sábado para um terceiro mandato presidencial, com o qual somará cinco anos às duas décadas de poder, numa cerimónia que contará com cerca de 20 líderes internacionais, incluindo a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
O Chefe de Estado, João Lourenço, disse, esta sexta-feira, que a protecção dos operadores económicos e a manutenção do poder de compra das famílias constituem um compromisso inadiável do Executivo, “mesmo em momentos em que a tomada de decisões com efeitos perniciosos se torna premente”.
A directora do gabinete provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Geraldina Paredes, assegurou, no Cunene, esta sexta-feira, que tudo está a ser feito para a emissão de um documento provisório que permita os taxistas e moto-taxistas credenciados atestarem o depósito a 160 kwanzas.