Economia

Empresários devem aproveitar oportunidades

Domingos Calucipa | Ondjiva

Jornalista

Empresários de diferentes ramos do sector Económico da província do Cunene foram incentivados, ontem, em Ondjiva, a tirar maior proveito dos programas nacionais de apoio ao empreendedorismo e à produção nacional, tendo em vista as perspectivas de melhoria da oferta de bens e serviços produzidos no país.

16/03/2021  Última atualização 13H29
Ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos © Fotografia por: DR
O apelo foi feito pelo ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos, durante um encontro de auscultação com os empresários, associações empresariais, cooperativas e produtores da província, no quadro de uma visita de três dias ao Cunene, que tem como finalidade a recolha de contribuições da classe empresarial para a melhoria no ambiente de negócios.
Sérgio Santos disse, durante o encontro, que o Ministério da Economia e Planeamento está a levar a cabo um programa de trabalho de proximidade em todas as localidades do país, acção que vai até princípio de Abril.

Na ocasião, o ministro pediu aos empresários da província a divulgarem a sua produção no espaço "Minuto da produção nacional”, levado a cabo pelo Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), através da Televisão Pública de Angola, bem como ajudarem o sector a encontrar melhores soluções dos problemas, a começar mesmo com o processo de financiamento.

Sérgio Santos apontou, por exemplo, a denúncia de casos em que os empresários se sintam prejudicados pelos serviços públicos prestados às empresas, assim como as demoras injustificadas na resposta aos pedidos feitos aos mesmos serviços.

No encontro, os empresários locais, que aplaudiram a realização do encontro, apresentaram a melhoria das vias de acesso às zonas de produção, a subvenção dos combustíveis e disponibilidade de energia eléctrica, entre outras inquietações.
Agência de Kixicrédito

Uma agência do Kixicrédito vai ser aberta na cidade de Ondjiva até finais deste mês para apoio ao microcrédito na província do Cunene, afirmou o titular da pasta da Economia e Planeamento.
Segundo Sérgio Santos, o objectivo é criar um pacote financeiro de apoio ao micro-crédito, visando potenciar o empreendedorismo.
No Cunene, Sérgio Santos visita empreendimentos económicos do município da Cahama e algumas fazendas agrícolas e cooperativas dos municípios de Ombadja e de Cuvelai.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia