Economia

Empresários chineses exploram oportunidades de negócios no Bengo

Edvaldo Lemos | Bengo

Jornalista

Empresários da província chinesa de Hunan manifestaram, quinta-feira, em Caxito, interesse de retomar as conversações iniciadas em 2018, com o governo do Bengo, com vista ao reforço da cooperação nos domínios estratégicos e económicos.

27/05/2023  Última atualização 07H05
Cidade de Caxito ( Bengo) © Fotografia por: Edições Novembro
A delegação chinesa, chefiada pelo vice- presidente do município de Changde, Mr Tan, regressou a Caxito para informar o governo do Bengo da pretensão das autoridades e empresários daquela província de rubricar os acordos ainda este ano, entre os dias 20 e 26 de Julho, durante o Fórum Económico China-Angola na cidade de Shandong.

Ficou também a pretensão da parte chinesa de rubricar, na mesma data, a assinatura de acordos de geminação entre a província do Bengo e a chinesa de Hunan.

O Fórum Económico China-Angola para o qual a província do Bengo foi convidada a participar pelas autoridades de Hunan é um espaço de intercâmbio económico, comercial, e cultural que vai criar, entre outros ganhos, oportunidades de negócios entre empresas e instituições de ambos os países.

Pretende ainda, facilitar as relações comerciais, incentivar o investimento chinês nos vários domínios para dar resposta ao pretendido desenvolvimento da província do Bengo.

O vice-governador do Bengo para o sector Económico e Social, José Francisco Bartolomeu Pedro, que encabeçou a delegação local, convidou a província de Hunan a participar na Feira da Bana-na de produção nacional, a ter lugar entre os dias 23 e 25 de Junho.

José Bartolomeu propôs à parte chinesa um desenvolvimento alargado, dentro da cooperação que se pretende estabelecer, considerando os recursos naturais e minerais da província, sobretudo na agro-indústria.

A cidade de Changde é um importante berço da cultura chinesa, está localizada a Noroeste da província de Hunan, conta com nove cidades, seis distritos administrativos e tem uma extensão territorial de 18.200 quilómetros quadrados que alberga cerca de seis milhões de habitantes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia