Economia

Empresários aprovam nova gestão do terminal multiusos

Adérito Veloso

Jornalista

A nova gestão do terminal multiusos do Porto de Luanda vai criar melhor performance e eficiência, de acordo com as exigências do comércio internacional, garante o presidente executivo da Associação Angolana de Comércio, Importação e Exportação.

09/02/2021  Última atualização 08H05
No ano passado, o Porto de Luanda teve um registo de 3.456 navios, contra 4.025 de 2019 © Fotografia por: DR
Segundo Luís Feliciano, em entrevista ao Jornal de Angola, a propósito da concessão do terminal multiusos do Porto de Luanda, à multinacional Dubai Ports World (DP World), vencedora do concurso público de concessão, por um período de 20 anos, a iniciativa traz vantagens financeiras para o Estado.
Sublinhou que o prémio correspondente a 150 milhões de dólares americanos, disponibilizados no acto da assinatura é uma mais-valia, numa altura em que a economia na-cional atravessa uma situação deficitária, em termos de disponibilidade financeira.

O empresário frisou como outro ganho da concessão, o processo de reestruturação na gestão de recursos humanos, melhor qualificação, isenção na contratação de mão-de-obra, empregabilidade de qualidade e "convergência nas sinergias transversais das actividades diversas incrementadas no terminal".

Quanto à extensão do projecto para outras unidades portuárias do país, Luís Feliciano defende "cautela", mas vaticina que os outros portos devem ser geridos por empresas, para gerar concorrência e mais rendimento."Vamos avaliar o desempenho da companhia e dos resultados obtidos depois de um ano, isto a curto prazo, depois tomar decisões", aponta.


Captar investimentos

Por outro lado, Luís Feliciano disse que a concessão do terminal multiusos do Porto de Luanda vai ajudar Angola a figurar na lista branca da Organização Marítima Internacional (OMI), como titular de pleno direito e serem reconhecidos os certificados de qualidade emitidos no exercício da profissão.
Segundo adiantou, a participação de multinacionais com conhecimento e importância, pode ser um catalisador para que outras empresas estrangeiras possam entrar no mercado angolano.

"A DP World detém 10 por cento da quota do mercado no sector de actividade logística de cargas, gestão de operações de terminais portuários, serviços marítimos e intervenção nas zonas francas, pode induzir outras companhias que intervêm nos sectores diversificados de actividade a instalarem-se em Angola, explorarem os recursos minerais e florestais existentes, para exportação, porque têm garantias que a tramitação e os procedimentos aduaneiros, serão feitos com celeridade e eficiência", frisou. 


Gestão rigorosa 

Durante o período de exploração, a DP World vai investir 190 milhões de dólares norte-americanos, e efectuará pagamentos ao Porto de Luanda superiores a 440 milhões, com referência ao ano de 2020.
Ao longo da concessão, os pagamentos representarão ganhos superiores a mil mi-lhões de dólares norte-americanos, dos quais 150 milhões de dólares serão pagos com a assinatura do contrato de concessão e entrega do terminal para início da exploração por parte da DP World.

O concurso público internacional de concessão, exploração e gestão do terminal multiusos do Porto de Luanda, em regime de serviço público, foi lançado em Dezembro de 2019, na sequência do Despacho Presidencial nº 164/19, de 27 de Setembro de 2019, com o principal objectivo de promover o desenvolvimento e melhorar a eficiência da actividade portuária, através da selecção de um operador privado de experiência e referência mundial.

Infra-estrutura
 

O terminal multiusos do Porto de Luanda comporta um cais de 610 metros, com profundidade de 12,5 m, uma área de 187.070 metros quadrados e uma capacidade para movimentar 2,6 milhões de toneladas por ano.
Dados apontam que no ano passado, o Porto de Luanda teve um registo de 3.456 navios, contra 4.025 de 2019, uma queda de 14 por cento, e a movimentação de 6.665 toneladas, menos 7,0 por cento que as 7.142 toneladas de 2019.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia