Economia

Empresa quer aumentar a produção de 10 para 45 mil toneladas por mês

Carlos Bastos | Waco-Kungo

O director-geral da fábrica Super-Gesso, do Cuanza-Sul, Arístides da Silva Pinheiro, anunciou, segunda-feira, na cidade do Sumbe, o aumento da capacidade produtiva de dez para 45 mil toneladas por mês, para cobrir a elevada procura do produto no mercado nacional.

11/05/2023  Última atualização 07H40
Fabricante de gesso no Cuanza-Sul realça a estratégia para atender a demanda © Fotografia por: Fernando Camilo/ Edições Novembro
Arístides da Silva Pinheiro disse que a Super-Gesso tem sido, há muito tempo, o principal fornecedor de gesso ao mercado interno, concretamente aos mercados do Cuanza-Sul, Luanda, Benguela, Huambo, Namibe e Huíla, para uso médico, agrícola, construção civil, agregando valores e qualidades aos produtos locais.

Arístides da Silva Pinheiro referiu que, além da oferta para o mercado interno, a gestão da fábrica trabalha para expandir o produto ao mercado externo. "Com o mercado interno praticamente dominado, a empresa pretende expandir para outros países, sobretudo os vizinhos, com destaque para os dois Congos, Brazzaville e Kinshasa”, disse, considerando que este será um factor de crescimento para a empresa e para o país.

Para expandir o produto ao mercado externo, o responsável da fábrica Super-Gesso considerou ser um desafio de adaptação, o que vai exigir a redefinição de padrões de qualidade e de segurança, passando pelo aumento de níveis de produção, face ao volume de solicitações no mercado interno, nos variados sectores.

Arístides da Silva Pinheiro adiantou que o sector da construção civil é um dos que mais consome o produto fabricado pela Super Gesso, com uma gama de outros produtos para as cimenteiras e outras. "Actualmente, o sector da construção civil é o que mais consome o nosso produto, na utilização de matéria-prima, além de produzirmos pedra bruta, para as cimenteiras e outros derivados do gesso, como blocos e molduras para tecto falso e, neste particular, temos que destacar a centralidade da Quibaúla do Sumbe, que lidera o mercado na província”, disse o director-geral.

Outro sector que aplica os produtos da empresa, segundo Arístides da Silva Pinheiro, é o da agricultura, que é um dos grandes consumidores dos produtos da empresa na produção de ração animal e correcção de solos, para propiciar o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Tipificação  dos produtos

O responsável afirmou que a Super Gesso é uma empresa de direito angolano, com sede na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, ocupando uma área de 34 hectares, tendo como vocação a produção de Gipsita e seus derivados, com o objectivo de desenvolver novos produtos para melhor servir os seus clientes.  

Entre os produtos fabricados, a partir dos derivados de gesso, Arístides da Silva Pinheiro adiantou que a produção de derivados é composta por argamassa de gesso, blocos, gesso acartonado, gesso cola, medicinal, giz escolar, placa de tecto falso e sancas. "A empresa dispõe de uma gama de produtos à base de gesso, cujo controlo de qualidade é feito diariamente, para melhor respondermos às necessidades dos clientes com rapidez e carácter”, disse.

Quanto ao cumprimento das regras de segurança, higiene e saúde, afirmou que são partes fundamentais das condições de trabalho da empresa, para atingir a qualidade de vida, quer pessoal, profissional, bem como dos colaboradores. "A nossa empresa, a sua actuação  assenta nos regulamentos ambientais, aplicáveis em todos os processos de produção e na implementação de medidas de prevenção, minimização e eliminação dos impactos associados”.

A Super-Gesso, inaugurada em Março de 2009, é integrada por uma equipa de gestão e operação, e conta com 42 funcionários.

Transportes
Sécil Marítima anuncia aumento das rotas interprovinciais

A companhia de bandeira nacional Sécil Marítima anunciou, em Luanda, o aumento de mais uma frequência para a província de Cabinda. De acordo com a nota a que o Jornal de Angola teve acesso, além da segunda-feira, em que se faz a rota Luanda-Cabinda, na sexta-feira, Cabinda-Luanda, aumentou mais uma frequência às quartas-feiras.

A nota explica, ainda, que a viagem nesta rota passa a ser às segundas, quartas e sextas-feiras, com partida às 8 horas de Luanda para chegar a Cabinda às 11 horas. Já a viagem de Cabinda ao Soyo inicia às 13 horas, para chegar ao Soyo às 16 horas.

Entre as metas, a nota aponta a melhoria no atendimento ao cliente e aumento dos fluxos comerciais entre os três destinos. Por outro, a Sécil Marítima quer dar resposta às necessidades de transporte de pessoas e bens, de modo a atender os pequenos, médios e grandes homens de negócios que operam nesta rota.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia