Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
A empresa MASDAR, dos Emirados Árabes Unidos, anunciou sexta-feira(25), em Abu Dhabi, que vai produzir, em Angola, cerca de 500 mega- watts de energias renováveis nos próximos anos, em locais pré-identificados, refere uma nota do Ministério da Energia e Águas (MINEA).
O documento dá conta que uma delegação do MINEA, chefiada pelo ministro João Baptista Borges, encontra-se desde quinta-feira, nos Emirados Árabes Unidos, onde efectua uma visita de trabalho de cinco dias.
A comitiva está nos Emirados Árabes Unidos (EAU) com o objectivo de estabelecer encontros técnicos de trabalho, com particular destaque para conversações com a empresa MASDAR, ligada à produção de energias renováveis, tendo havido, ontem à tarde, um primeiro contacto.
O investimento da MASDAR surge à luz de um memorando de entendimento assinado com o Governo angolano, aquando da visita do Presidente João Lourenço aos EAU, em Dezembro do ano passado.
O projecto será concretizado no âmbito do estabelecimento de um acordo comercial para investimento privado das entidades dos EUA.
De acordo com a nota do MINEA, neste momento decorre a concertação a nível técnico entre as partes, a fim de se equacionar as questões pendentes e definirem-se as acções futuras para que o projecto de implantação de energias limpas da companhia tenha andamento.
Além do encontro com os responsáveis da MASDAR, o ministro da Energia e Águas teve um outro com o director-geral da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), Francesco La Camera, com quem tratou de questões relativas à cooperação entre Angola e aquele organismo criado a 26 de Janeiro de 2009. A IRENA comprometeu-se a dar suporte técnico e acesso a financiamentos de projectos no quadro das energias renováveis.
Angola aderiu ao IRENA desde a sua fundação e tem participado nas reuniões convocadas pela instituição vocacionada para a promoção da cooperação no domínio e desenvolvimento do uso das tecnologias das energias renováveis.
João Baptista Borges, que esteve acompanhado pelo embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Albino Malungo (também representante permanente junto da IRENA), entregou, formalmente, um convite à entidade máxima da referida agência para assistir à inauguração do Centro de Energias Renováveis e de Eficiência Energética da África Central (CEREEAC), a acontecer em finais de Janeiro de 2023, em Luanda.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Governo da Lunda-Norte procedeu, recentemente, no Dundo, província da Lunda-Norte, na fazenda agro-pecuária da Cacanda, ao lançamento do Programa de Fomento Pecuário de Suínos, que vai abranger um total de 500 famílias (313 homens e 187 mulheres) para a reprodução animal nos dez municípios.
Os primeiros testes com fluidos (crude) para aferir a eficiência produtiva da Refinaria de Cabinda iniciam em meados de Dezembro deste ano, altura em que se prevê a conclusão da primeira fase do projecto, iniciado em 2021, informou o director-geral da GEMCORP Angola, responsável pela execução da obra.
Angola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
Um cidadão de 33 anos de idade, que se fazia passar por efectivo do Serviço de Investigação Criminal (SIC), para difamar e caluniar, com falsas declarações os agentes, vai ser apresentado a público, esta segunda-feira, em Luanda.
Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O director-geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) anunciou, domingo, em Luanda, que a actividade clandestina, prestada por intermediários, que aliciam cidadãos com a garantia de atendimento mais célere à porta das unidades dos postos da instituição, têm os dias contados.