Angola e a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) assinaram, esta terça-feira, em Istambul (Turquia), um contrato para a extensão da assistência técnica estabelecida entre as partes desde 2019, no domínio da supervisão, anunciaram, os serviços de imprensa do Ministério dos Transportes.
O voo inaugural para a ligação Luanda-Madrid-Luanda, da companhia TAAG, regressou esta terça-feira, pelas 6h39 minutos, à capital angolana, depois de concretizar a primeira experiência comercial para cidade espanhola, na segunda-feira, às 16h36, hora de Angola, menos uma hora em relação ao horário espanhol.
A DAMAC Properties, empresa imobiliária de referência do Dubai, pode erguer, numa primeira fase, projectos na capital angolana, nas áreas do Futungo de Belas, Santa Bárbara (Bairro Azul) e ex-Mercado Roque Santeiro (barrocas do Sambizanga).
A informação foi avançada à imprensa pelo presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), António Henriques da Silva, momentos depois da assinatura, no sábado passado (30.04.2022), de um Memorando de Entendimento (MoU) com o grupo empresarial.
Testemunhado pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, e pelo presidente da DAMAC Properties, Hussain Sajwani, o documento foi subscrito pelo director da empresa DAMAC Properties, Shawki Sejwani, e pelo PCA da AIPEX, António Henriques da Silva.
O gestor principal da AIPEX disse que, com o passo dado, a oferta imobiliária angolana passará a contar com novos produtos em segmentos distintos, prevendo-se, também, a introdução de modelos de financiamento que o grupo já experimentou noutros mercados, através de parcerias com a banca.
A DAMAC Properties foi fundada em 2002 e rapidamente se tornou um dos principais promotores imobiliários do Dubai. Criada por Hussain Sajwani, a empresa tem no seu portfólio projectos comerciais e residenciais na Arábia Saudita, Omã, Líbano, Jordânia e Reino Unido. Até agora, o grupo entregou mais de 40 mil, casas com um portfólio de vários milhares de outras unidades em diferentes fases de desenvolvimento.
Oportunidades
A implementação do investimento privado permitirá a criação de novos postos de trabalho, assim como dentro da cadeia de valor, facilitará o surgimento de outras iniciativas. Para António Henriques da Silva, o mercado angolano pode vir a ter uma qualidade imobiliária igual à que se consegue ver no Dubai.
"É um passo significativo e com o exemplo da DAMAC vão ser despoletadas outras iniciativas privadas e, deste modo, continuar-se a reforçar com a presença no mercado nacional de outros grupos de referência a nível mundial, em sectores não apenas do imobiliário, mas também dos que podem ajudar para a diversificação da economia nacional”, afirmou.
O Memorando de Entendimento consiste na manifestação de interesse da empresa do Dubai para o início de actividades exploratórias em várias áreas a conceder pelo Estado angolano, com destaque para construções de alto padrão para zonas residenciais, hotéis, escritórios, campos de golfe e outros.
Em finais de Março de 2022, o presidente desse grupo de referência da imobiliária dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Hussain Sajwani, foi recebido, em audiência, pelo Chefe de Estado, João Lourenço, na Cidade Alta, tendo manifestado o interesse de apostar intensamente no mercado angolano.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto de Desenvolvimento Agrário ( IDA) prevê implantar, nos próximos cinco anos, mais 10 mil escolas de campo para consolidar o progresso obtido das famílias rurais no domínio do conhecimento das técnicas de produção.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), um organismo institucional, tem 15 mil milhões de kwanzas para financiar operadores do sector da Agricultura e Pescas, numa iniciativa que dinamiza o Programa Nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e Material (ATM).
O Complexo Industrial de Fertilizantes de Soyo, cuja construção foi lançada a primeira pedra, esta terça-feira, naquele município do Zaire, produz 1,2 milhões de toneladas de ureia granulada por ano (3,5 mil toneladas por dia), depois de absorver investimentos de 2,2 mil milhões de dólares de um consórcio formado entre a Sonangol e o Grupo Apaia.
O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
O Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta manhã, em Lisboa, preocupante o estado de saúde do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, que se encontra em tratamento em Barcelona, Espanha.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.