Regiões

Empreendimentos do PIIM inaugurados em Fevereiro

Nicolau Vasco

Uma série de obras em curso na província do Cuando Cubango, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), começa a ser inaugurada, no próximo mês, anunciou o Governo local.

23/01/2023  Última atualização 10H01
Obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípiuos estão a mudar a vida das comunidades © Fotografia por: DR

A informação consta do relatório anual do PIIM, analisado na I Reunião Ordinária do Governo Provincial, orientada pelo governador do Cuando Cubango, José Martins, que dá conta de que a carteira do plano para a região, executado desde Março do ano findo, tem de 76 projectos inscritos.

Dos 76 projectos inscritos, segundo o relatório anual, está em fase de execução um total de 63, dez em concurso e mais três em período de validação, tendo já sido concluídas, até Dezembro último, duas acções em Menongue e Cuito Cuanavale.

De acordo com o plano da carteira do PIIM estão tipificados vários sectores, sendo a Administração Pública e órgãos de soberania, com 12 projectos, Educação e Formação Profissional, com 15, Saúde com 20, equipamento social (três), cultura, lazer e desporto (dois) e o sector produtivo (apenas um).

O PIIM contempla, ainda, a Segurança e Ordem Pública com quatro projectos, Planeamento e Gestão Urbana (com três), abastecimento de água potável (dez), fornecimento e abastecimento de energia eléctrica (três), telecomunicações (dois),  limpeza e gestão de resíduos (um), o que totaliza 76 acções.

Para materializar as acções em curso, foram já investidos, desde Março a Dezembro do ano passado, mais de nove mil milhões, dos 36 mil milhões de kwanzas previstos.

Na reunião, ocorrida sexta-feira, na cidade de Menongue, com a presença dos delegados e directores provinciais e administradores municipais, soube-se que o Menongue tem 12 projectos, Dirico e Cuito Cuanavale, oito acções cada, Cuchi conta com sete, Mavinga, quatro, enquanto Calai, Cuangar, Rivungo e Nancova beneficiam de cada cinco projectos.

 

Criados 1.102 empregos

A implementação do PIIM nos nove municípios que compreendem a província do Cuando Cubango permitiu a criação de 1.102 empregos temporários.

Na reunião, os participantes foram, ainda, informados de que dos 12 mil milhões para Projectos de Investimentos Públicos atribuídos à província do Cuando Cubango, no ano passado, apenas estão disponibilizados seis mil milhões, perfazendo 51 por cento.

O governador José Martins exigiu as empresas fiscalizadoras a primarem por uma monitorização rigorosa, com vista ao melhor cumprimento dos prazos contratuais e garantir a qualidade das obras.

José Martins explicou que a observação destas medidas vai permitir que a Direcção Nacional de Investimentos Públicos (DNIP) proceda com alguma celeridade à disponibilização de recursos financeiros, para que não se registem atrasos na execução dos projectos do PIIM.

O governador defendeu a necessidade de se melhorar a articulação e a cooperação entre os órgãos centrais e a Delegação Provincial das Finanças, de forma a minimizar o volume das inconformidades da documentação remetida à DNIP, com vista à materialização das acções de investimentos públicos a nível da Administração Local, durante o período em curso.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões