Regiões

Empreendedores beneficiam de kits profissionais no Zaire

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

Um total de 30 jovens, que terminou uma acção formativa em matéria de gestão de pequenos negócios, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, beneficiou de kits de trabalho para a criação de pequenas empresas de prestação de serviços.

12/02/2023  Última atualização 08H35
Entrega de instrumentos de trabalho visando a criação de pequenas empresas de prestação de serviços foi feita no âmbito do programa de combate ao desemprego © Fotografia por: DR

Os kits foram entregues pela Administração Municipal de Mbanza Kongo, no final de uma acção formativa no quadro da dinamização das actividades que visam a criação de mais oportunidades de emprego para jovens da região. 

Os meios de trabalhos relacionados à recauchutagem, estação de serviço, manicure e pedicure, adquiridos no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local, visam combater a pobreza e a fome no seio das famílias. 

Na ocasião, o director municipal da Acção Social em Mbanza Kongo, António Soares Ranço, em representação do administrador municipal, Manuel Nsiansoki Gomes, enalteceu a entrega de kits profissionais, um mecanismo usado pelo Executivo para apoiar as acções de fomento do empreendedorismo e da empregabilidade. 

"Os beneficiários foram primeiro submetidos a formação profissional em matérias de empreendedorismo e gestão de pequenos negócios e comportamento do empreendedor, para que os instrumentos de trabalho sejam bem utilizados”, avançou. 

António Soares Ranço apelou aos beneficiários a usarem os meios, exclusivamente, para os fins pelos quais foram entregues, com vista a gerarem mais rendimento às famílias e criar novos postos de trabalho para outros jovens. 

"Os jovens que receberam os kits profissionais devem trabalhar para aumentar os níveis de produção, em benefício das comunidades, alavancar a economia e ajudar a tirar mais jovens do desemprego”, disse António Ranço. 

Por ser turno, o jovem António Medina, 32 anos, um dos beneficiários de kit de recauchutagem, aplaudiu o gesto da Administração Municipal de Mbanza Kongo, acrescentando que vai contribuir para o crescimento das suas actividades e no desenvolvimento local. 

António Medina, proprietário de uma recauchutagem localizada no bairro 11 de Novembro, cidade de Mbanza Kongo, disse que necessitava de uma máquina para recauchutar e, uma vez adquirida, vai trabalhar duro para aumentar os lucros. 

"Aconselho outros jovens desempregados para se inscreverem nos cursos profissionais promovidos pela Administração Municipal de Mbanza Kongo ou nos pavilhões de artes e ofícios afectos ao Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP), na província do Zaire, para serem capacitados e receberem kits profissionais para criarem pequenos negócios”, disse António Medina. 

Matondo Nsunda, 24 anos, que recebeu um kit de manicure e pedicure, disse que há muito esperava por meios de trabalho e com a concretização do sonho acredita ter chegado o momento para melhorar a qualidade do serviço prestado aos clientes. 

Outro beneficiário, Manuel Nsimba, 22 anos, que recebeu um kit para estação de serviço, disse ao Jornal de Angola ter chegado o momento de melhorar e dinamizar o seu trabalho. 

"Há mais de cinco anos que lavo carros no Bondo, no bairro Bela Vista, aqui em Mbanza Kongo, com baldes, como forma de sustentar a vida. Com este kit, vou melhorar e dinamizar o meu trabalho, bem como arranjar mais um colega para me auxiliar”, avançou.      

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões