Política

Empossados novos chefes militares

Os comandantes das unidades de Segurança Presidencial (USP), e de Defesa Presidencial (UDP) da Casa Militar do Presidente da República, recentemente nomeados pelo Chefe de Estado, João Lourenço, foram empossados, segunda-feira, em Luanda.

31/01/2023  Última atualização 08H48
Empossados novos chefes militares © Fotografia por: DR

Deste modo, o ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, conferiu posse aos brigadeiros Yava Zeca Pedro Félix e Mário Jorge da Silva Neto, comandantes da USP e UDP, respectivamente. Luís Umbar Fungo e Carlos Tuliongueleny foram empossados como segundos comandantes das unidades de Segurança Presidencial e de Defesa Presidencial da Casa Militar do Presidente da República.

Yava Zeca Pedro Félix, Luís Umbar Fungo, João Correia Ngola e Valdemar Ulica Tchipilica foram promovidos ao grau militar de brigadeiro. 

Ainda ontem, tomaram posse como consultores do ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República Alfredo Tyaunda e Francisco Lombá Dias dos Santos, enquanto António Carlos do Amaral foi empossado no cargo de director do Gabinete de Assuntos Jurídicos, Contratação e Intercâmbio da Casa Militar, Américo José Valente como secretário executivo da Coordenação da Segurança Presidencial.

Tomaram igualmente posse, ontem, Alberto Lisboa Mário no cargo de secretário para os Assuntos de Interior e Polícia Nacional da Casa Militar, Filipe Figueiredo, director das Telecomunicações e Informática, Rogério Rodrigues Saraiva Ferreira como chefe do Centro de Gestão Electrónica da Casa Militar.

João da Silva Mendonça, Luís Adelino Minguês Candamba, Valdemar Ulica Chipilica, Domingos António Neto, Carlos Artadino José Dos Santos, José Benedito Sangongo e Agostinho Queiroz Pedro tomaram posse nos cargos de director do Gabinete do ministro de Estado, consultor, secretário para os Assuntos de Defesa Nacional, Veteranos da Pátria e Forças Armadas da Casa Militar do Presidente da República, secretário para os Assuntos de Inteligência e Segurança de Estado da Casa Militar, director do Pessoal e Quadros da Casa Militar, director de Logística e Infra-Estruturas e secretário-geral da Casa Militar do Presidente da República.

Os comandantes adjuntos para a Educação Patriótica das Unidades de Segurança Presidencial e de Defesa Presidencial da Casa Militar do Presidente da República, José Domingos Francisco, e André Magalhães, respectivamente, bem como o director do Gabinete de Saúde da Casa Militar do Presidente da República, Pascoal Nascimento Folo, e chefe do Centro de Direcção Estratégica do chefe da Casa Militar, João Correia Ngola, também foram empossados ontem.

 

General Furtado apela responsabilidade

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, pediu, ontem, aos re-cém-empossados, a entrega abnegada na defesa da integridade física do Presidente da República e Comandante em Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), conforme rege a Constituição da República.

Francisco Furtado lembrou que um oficial general tem de saber estar, ter um comportamento padrão, trilhado na ética, decoro e cordialidade. Aos secretários, consultores, directores e comandantes das unidades da Casa Militar, Francisco Furtado referiu que as "ligeiras alterações” foram realizadas no quadro do rejuvenescimento paulatino, aproveitando as valências e competências de jovens emergentes, com vista a iniciar-se a transição geracional.

"A escolha não foi por acaso, assentou numa avaliação profunda onde foram considerados todos os factores, desde o comportamento ao dever da missão”, esclareceu Francisco Furtado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política