Política

Emmanuel Macron destaca empenho de João Lourenço

Na declaração feita aos jornalistas, no final da visita ao país, o Presidente Emmanuel Macron saudou o empenho e o papel que tem estado a ser desempenhado pelo Presidente João Lourenço, com vista à pacificação da Região dos Grandes Lagos, com realce para a República Democrática do Congo (RDC), sobretudo a província do Kivu Norte, na fronteira com a República do Rwanda.

04/03/2023  Última atualização 09H40
© Fotografia por: Kindala Manuel | Edições Novembro

O Chefe de Estado francês também elogiou o Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação pelas negociações "em andamento” entre grupos envolvidos no conflito que opõe a RDC e o vizinho Rwanda, bem como pela instituição do mecanismo de supervisão e vigilância do cessar-fogo para o estabelecimento da paz na região.

"Tivemos discussões bastante aprofundadas, que alimentam grandes esperanças para obter, nos próximos dias, resultados concretos para a paz na Região dos Grandes Lagos”, afirmou o Presidente Emmanuel Macron, ao reconhecer o papel "estratégico e essencial” de Angola para a pacificação da situação política e militar de alguns países da região Central e Austral do continente.

No capítulo da cooperação bilateral, o Chefe de Estado francês referiu que os Governos de Angola e de França estão determinados a estabelecer parcerias com vantagens recíprocas nos sectores da Educação, Formação Superior e Investigação Científica, incluindo no domínio do Ambiente e Desportos.

Emmanuel Macron falou, também, da necessidade do reforço da cooperação no domínio da Defesa, sobretudo no capítulo da formação e capacitação, bem como da Segurança Marítima, que, em sua opinião, é "preponderante” para Angola e restantes países da região.

Com a realização do Fórum de Negócios entre empresários angolanos e franceses, na quinta e sexta-feira, no Museu da Moeda, em Luanda, o Chefe de Estado francês considera que foi assinalada uma nova etapa da cooperação bilateral, sobretudo no domínio agrícola, com incentivos à produção de produtos como café, mandioca, soja, algodão, carnes, leite, bem como o processamento e distribuição de alimentos.

"Estamos a aplicar em Angola a estratégia de soberania alimentar”, indicou o Presidente Macron, salientando que no âmago da sua visita e das discussões mantidas com as autoridades angolanas esteve sempre patente a necessidade do fortalecimento da parceria no sector Agrícola, onde a França pode contribuir na preparação e formação dos quadros angolanos.

Sobre os quatro instrumentos jurídicos rubricados ontem entre os Governos dos dois países, Emmanuel Macron considerou serem "importantes”, para uma parceria "recíproca e equilibrada” entre os dois Estados, contando com a participação dos sectores privados, sobretudo as pequenas e microempresas.

Emmanuel Macron informou que acompanha com apreço as iniciativas do Executivo angolano direccionadas à melhoria do ambiente de negócios e gestão das finanças públicas, lembrando que o encontro com o homólogo angolano permitiu "reforçar e acelerar” a parceria que os dois países pretendem estabelecer no sector agrícola.   

O estadista francês deixou ontem Luanda com destino à capital da República do Congo, Brazzaville, dando sequência ao périplo por alguns países da Região Central de África, que o levará, provavelmente, a visitar a República Democrática do Congo (RDC).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política