Economia

Emitidos mais de 400 certificados sanitários

Quatrocentos e 97 certificados fitossanitários foram emitidos em 2022, pelo Gabinete da Agricultura, Pecuária e Pescas na província do Cunene, no quadro do processo de inspecção de produtos de origem animal e vegetais importados.

13/03/2023  Última atualização 09H01
© Fotografia por: DR

Comparativamente ao período anterior, registou-se a diminuição de 74 guias emitidas. Em declaração à imprensa, o director provincial da Agricultura no Cunene, Carlos Ndanyengondunge, disse que a inspecção foi realizada através dos postos aduaneiros de Santa Clara e Calueque, fronteira entre a província do Cunene e a República da Namíbia.

Segundo o responsável, toda a mercadoria de origem animal ou vegetal que entra no país, através dos postos aduaneiros, foi submetida ao controlo veterinário e fitossanitário para poder circular no território nacional. Sublinhou  que a acção visa garantir a segurança alimentar e salvaguardar a qualidade de produtos importados.

O responsável disse que o órgão conta apenas com três técnicos encarregues de controlo de entrada e saída destes produtos nos principais postos aduaneiros.

Para a cobertura da fronteira, salientou ser necessário, pelo menos, mais 15 inspectores para atender um grande fluxo de trocas comerciais e permanente circulação de produtos. Indicou que o acto inspectivo conta com o auxílio de um laboratório agro-alimentar, instalado em Santa Clara, que tem realizado  vários tipos de análises, com destaque para o solo, produtos alimentares, bebidas, sementes, fertilizantes, entre outros.

De acordo com o responsável, desde 2020 que o laboratório enfrenta constrangimentos ligados à pouca frequência de amostras, atendendo a redução do volume de importação.

A província do Cunene partilha 460 quilómetros, dos quais 340 terrestres e 120 fluviais, de fronteira com a República da Namíbia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia