O major Pedro Lussati, principal arguido de um esquema fraudulento envolvendo militares da então Casa de Segurança do Presidente da República, transferia alegadamente dinheiro para Portugal através de empresas do grupo Irmãos Chaves, segundo a acusação do Ministério Público.
À margem da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos que decorre em Lisboa, o Chefe de Estado, João Lourenço, manteve encontros privados com Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, os Presidentes do Quénia, Uhuru Kenyatta e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
A presidente do Grupo dos Embaixadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na Itália reactivou, nesta terça feira, os encontros de concertação desta organização depois de uma suspensão devido à pandemia da Covid-19.
A embaixadora de Angola na Itália e representante permanente junto das Agências das Nações Unidas em Roma (FAO, FIDA e PAM), Fátima Jardim, coordena os embaixadores da CPLP desde que o país assumiu a presidência rotativa da Organização, em Junho de 2021.
No encontro de hoje, segundo a diplomata angolana, "foram prestadas trocas de informações preciosas pelos embaixadores da CPLP em Roma” e apresentadas propostas que serão enriquecidas com contribuições dos participantes.
De acordo com Fátima Jardim, nesta reunião foi, também, analisada a participação da Comunidade na Conferência Mundial dos Oceanos, a realizar-se em Lisboa, de 27 de Junho a 1 de Julho de 2022, organizada pelas Nações Unidas, com o apoio dos Governos de Portugal e do Quénia.
"Falamos também das agendas nacionais, regionais e locais, mas também fizemos uma abordagem da agenda de desenvolvimento sustentável até 2030”, disse.
Fez-se, igualmente, uma abordagem dos documentos de "Estratégias da Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP” e da "Declaração de Emergência Climática”, pois todos são afectados no crescimento com o que representa a impressibilidade e a vulnerabilidade climática”.
A diplomata aproveitou a ocasião para convidar os presentes a participarem no Fórum da Câmara de Comércio Itália-Angola, que terá lugar em Milão a 26 de Junho. Por fim, a embaixadora saudou o Dia da Língua Portuguesa e todos os dias nacionais "dos povos que lutam pelo progresso, bem-estar e a consolidação da paz na CPLP”.
No encontro participaram os embaixadores de Portugal, Pedro Nuno de Abreu e Melo Bartolo, que saudou esta primeira abordagem pós-Covid que vem dar seguimento ao trabalho de concertação a nível da comunidade, da Guiné Equatorial, Cecília Obono Ndong, e diplomatas de Moçambique e do Brasil, cujo ministro conselheiro Marco Furlan destacou a pertinência deste Espaço que liga os países falantes do português e pode contribuir para o reforço das relações multilaterais, além de observadores da CPLP, como o Senegal, a Espanha e a Grécia.Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
Angola está a prestar uma atenção especial às Zonas Húmidas que fazem parte do ecossistema marinho e costeiro, priorizando, neste âmbito, a protecção e a conservação destas áreas, através de acções de reflorestação e conservação de mangais.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.