Sociedade

Embaixadores africanos enaltecem Chefe de Estado

Gabriel Bunga

Jornalista

Os embaixadores africanos em Angola enalteceram, ontem, em Luanda, o empenho do Chefe de Estado, João Lourenço, na promoção da mulher angolana, através da sua política de paridade do género na ocupação de funções de chefia e direcção dos órgãos e organismos a nível partidário e estadual.

17/11/2022  Última atualização 06H15
© Fotografia por: Cedida
O reconhecimento dos diplomatas africanos ficou expresso na mensagem que o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Gabão em Angola, Guy Blaise Nambo Wezet, apresentou, ontem, num encontro de cortesia que mantiveram com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

"Esta ocasião é para homenagear Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, que faz da promoção da mulher angolana uma prioridade”, disse.

Guy Blaise Nambo Wezet, decano regional de África, disse que o encontro serviu ainda para os embaixadores saudarem a presidente da Assembleia Nacional pela sua eleição ao mais alto cargo do Parlamento, "lugar onde se exprime a democracia. A vossa eleição constitui para nós motivação e motivo de orgulho olhar para o seu percurso e as suas competências”.

Guy Blaise Nambo Wezet disse que, ao convidar os embaixadores a visitarem a Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira demonstrou a importância que a líder do Parlamento angolano atribui ao continente africano, no geral, e em particular à diplomacia parlamentar. Carolina Cerqueira pediu aos embaixadores maior interação com os parlamentares angolanos nos domínios do trabalho, cooperação e no da busca de soluções dos principais problemas levantados pela pandemia da Covid-19.

"Nós temos questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável, como combater a pobreza, o cenário geopolítico africano, os conflitos emergentes e latentes que podem desestabilizar a região e os desafios sobre as mudanças climáticas”, disse.

Participaram do encontro, os embaixadores da África do Sul, Oupa Epharaim Monareng, da Argélia, Abdelhakim Mihoubi, de Cabo Verde, Jorge Figuereido, de Côte d’Ivoire, Somet Santiéro Jean-Marie, do Congo Brazzaville, Christ Bonaventure Engobo, do Egipto, Mohamed Safwat Rmadann Atta, do Gana, Mavis Esi Kusorgbor, da Guiné-Bissau, Apolinário Mendes de Carvalho, da Guiné Equatorial, Protasio Edu Edjang Nang, da República Islamica da Mauritânia,  Mohamed Ould Mekhalle, de Marrocos, Saadia El Alaoui, de Moçambique Osvalda Joana, da Namíbia Patrick Kandango, da Nigéria Monique Oshame Ekpong´s, da República Saharaui Democrática, Hamdi El Jalill AAli, de São Tomé e Principe, Carlos Gustavo dos Anjos e da República da Zâmbia, Lawrence Chama Chalungumana.

Participaram, também, do encontro os encarregados de negócios do Sudão do Norte, Khalid Mohamed Farah El Fahal, do Quénia, Josphat Kaunda Maikara, da República da Guiné, Edourd Thea, e da República Democrática do Congo, Jean Willy Mukendi Kayaya.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade