A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, saudou, quinta-feira, em Luanda, a classe médica pelos sacrifícios consentidos em prol de um melhor serviço a toda a população.
Os primeiros moradores da Centralidade de Halavala, no Bailundo, província do Huambo, com mais de 3.000 moradias, recebem as chaves a partir de Fevereiro, revelou ao Jornal de Angola a governadora provincial.
Os embaixadores africanos em Angola enalteceram, ontem, em Luanda, o empenho do Chefe de Estado, João Lourenço, na promoção da mulher angolana, através da sua política de paridade do género na ocupação de funções de chefia e direcção dos órgãos e organismos a nível partidário e estadual.
"Esta ocasião é para homenagear Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, que faz da promoção da mulher angolana uma prioridade”, disse.
Guy Blaise Nambo Wezet, decano regional de África, disse que o encontro serviu ainda para os embaixadores saudarem a presidente da Assembleia Nacional pela sua eleição ao mais alto cargo do Parlamento, "lugar onde se exprime a democracia. A vossa eleição constitui para nós motivação e motivo de orgulho olhar para o seu percurso e as suas competências”.
Guy Blaise Nambo Wezet disse que, ao convidar os embaixadores a visitarem a Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira demonstrou a importância que a líder do Parlamento angolano atribui ao continente africano, no geral, e em particular à diplomacia parlamentar. Carolina Cerqueira pediu aos embaixadores maior interação com os parlamentares angolanos nos domínios do trabalho, cooperação e no da busca de soluções dos principais problemas levantados pela pandemia da Covid-19.
"Nós temos questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável, como combater a pobreza, o cenário geopolítico africano, os conflitos emergentes e latentes que podem desestabilizar a região e os desafios sobre as mudanças climáticas”, disse.
Participaram do encontro, os embaixadores da África do Sul, Oupa Epharaim Monareng, da Argélia, Abdelhakim Mihoubi, de Cabo Verde, Jorge Figuereido, de Côte d’Ivoire, Somet Santiéro Jean-Marie, do Congo Brazzaville, Christ Bonaventure Engobo, do Egipto, Mohamed Safwat Rmadann Atta, do Gana, Mavis Esi Kusorgbor, da Guiné-Bissau, Apolinário Mendes de Carvalho, da Guiné Equatorial, Protasio Edu Edjang Nang, da República Islamica da Mauritânia, Mohamed Ould Mekhalle, de Marrocos, Saadia El Alaoui, de Moçambique Osvalda Joana, da Namíbia Patrick Kandango, da Nigéria Monique Oshame Ekpong´s, da República Saharaui Democrática, Hamdi El Jalill AAli, de São Tomé e Principe, Carlos Gustavo dos Anjos e da República da Zâmbia, Lawrence Chama Chalungumana.
Participaram, também, do encontro os encarregados de negócios do Sudão do Norte, Khalid Mohamed Farah El Fahal, do Quénia, Josphat Kaunda Maikara, da República da Guiné, Edourd Thea, e da República Democrática do Congo, Jean Willy Mukendi Kayaya.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola destacou-se, esta quinta-feira, no Workshop de Certificação de Aeroportos, organizado pela Interim SADC Aviation Safety Organisation (SASO) e pela South African Civil Aviation Authority (SACAA), sob coordenação técnica da Escritório Regional ESAF da ICAO no Quénia.
O Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) em parceria com o Ministério da Saúde realizaram, na quarta-feira, um workshop educacional sobre saúde e higiene menstrual para 197 alunos da Escola Trabalho em Luta, em Luanda.
A Assembleia Nacional (AN) deu, esta sexta-feira, em Luanda, “luz verde”, ao Projecto de Resolução que aprova a “composição definitiva” da Mesa que a compõe e, com a medida, garante trabalhar de forma “coesa”, em nome do interesse nacional.
O Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda (CCM), inaugurado, esta sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, tem a capacidade para operar três satélites em simultâneo, e é uma das infra-estruturas mais bem equipadas da Região Austral.
Angola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
A Agência de Protecção de Dados (APD) foi criada, em Outubro de 2019, para fiscalizar as instituições públicas e privadas que tratam de dados pessoais dos cidadãos. Para funcionar, a instituição necessita de um orçamento que permita a adopção de meios humanos e materiais para realizar cabalmente as suas atribuições orgânicas.
Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai esperar antes de decidir se aumenta a produção, afirmou, esta sexta-feira, em Londres, o presidente em exercício, o guiné-equatoriano Gabriel Mbaga Obiang Lima.
A implementação efectiva na área de aeroportos de 68 por cento das iniciativas, nota superior à média regional de 49 por cento e da média global de 62 por cento, esteve na base do convite e participação de peritos angolanos no “Workshop Certificação de Aeroporto”, no Quénia, onde partilharam a experiência do país junto de peritos da Região.