Sociedade

Embaixadora da Índia encoraja mulheres para diplomacia

Yara Simão

Jornalista

Pratibha Parkar é a actual embaixadora da Índia em Angola, funções que desempenha desde 28 de Julho de 2020, após ter renunciado ao cargo de cônsul-geral do seu país em Frankfurt (Alemanha), onde trabalhou de 2017 a 2020.

21/03/2023  Última atualização 08H20
Embaixadora Pratibha Parkar pediu às mulheres angolanas e não só a descobrirem a paixão que é o mundo da Política © Fotografia por: Maria Augusta | Edições Novembro

Iniciou a carreira há 23 anos, quando ingressou no serviço de Relações Exteriores da Índia, para entre 2002 e 2006, iniciar as funções diplomáticas na Embaixada da Índia em Moscovo (Rússia).

Pratibha Parker completou o curso de Línguas, em Moscovo, e passou a trabalhar como segunda secretária de Informação e Cultura durante dois anos.

Seguidamente, de 2006 a 2008, no Ministério das Relações Exteriores, em Nova Delhi, ocupou-se da Subsecretaria para os Assuntos de Mianmar e trabalhou como primeira-secretária na Embaixada da Índia na Indonésia, bem como foi conselheira política na Missão Permanente da Índia nas Nações Unidas, em Nova Iorque.

Pratibha Parkar sente-se uma mulher com um percurso inspirador para as novas gerações de jovens raparigas que queiram seguir a carreira di-plomática, tal como os seus pais a fizeram, durante a infância e juventude.

"Cresci sob orientação política dos meus familiares. Com este título, a minha família sempre jogou um papel importante na pessoa que hoje sou. Sempre fui incentivada a concorrer num dos concursos públicos para que pudesse ingressar na Diplomacia”, disse.

Com mais de duas décadas de vida diplomática, Pratibha Parkar é especialista em Diplomacia Bilateral e Multilateral, com foco nas questões da Cooperação Económica e Comercial, Desarmamento Global, Conselho de Segurança da ONU e Trabalho Comunitário.

Pós-graduada em História pela Universidade de Mumbai, é casada com Su-gandh Rajaram, que é embaixador da Índia na Zâmbia. Do casamento, Pratibha Parkar tem uma filha, de 16 anos, que vive, actualmente, nos Estados Unidos.

Apesar de separada do marido e da filha, por questões profissionais, a embaixadora considera que "a família é sagrada”. Por isso, todos os dias, encurta essa distância geográfica por meio da Internet e, às vezes, faz visitas aos dois.

Amante da diplomacia, Pratibha Parkar quer continuar a dar o melhor de si na carreira, transmitindo sua força inspiradora para outras mulheres do mundo inteiro ganharem interesse e paixão pela vida política.

"É uma profissão linda, por isso, aconselho as mulheres a serem mais ousadas e a ganharem interesse pela Diplomacia, que é uma profissão para o género”, realçou.

 

Uma nova família

Pelo tempo que está em Angola, a embaixadora indiana diz ter encontrado uma nova família: o povo angolano, que define como simpático, simples e muito acolhedor.

"Sempre que me ausento, sinto falta do amor, do carinho que recebo aqui, tanto dos meus colaboradores da Embaixada como do povo angolano. Na verdade, o povo de Angola é, hoje, parte da minha grande família”, referiu.

A embaixadora reconheceu a força interna das mulheres angolanas, igualando-as com as indianas. "Sempre que vou a um supermercado ou shopping, mercado informal e outros locais, vejo mulheres muito corajosas e cheias de vontade de viver e contribuir para o desenvolvimento pessoal e do país. São características muito parecidas às das mulheres indianas”, rematou Parkar.

 

  Encantos com a gastronomia e beleza natural de Angola

Com muitos amigos que fez em Angola, descobriu e aprendeu a apreciar a gastronomia nacional, tendo o mufete como o seu prato predileto. "Já provei o maruvo e a quissângua, bebidas tradicionais que gostei muito”, destacou.

 Além da comida e bebida, a embaixadora indiana é, igualmente, apaixonada pela beleza natural angolana. Das zonas turísticas do país, Pratibha Parkar ama paisagens como as Quedas de Calandula, em Malanje, e o Deserto do Namibe.

Realçou que as zonas turísticas de preferência são devido ao contraste harmonioso e inexplicável que a natureza oferece. Por isso, considera Angola um país naturalmente rico, com muita boa atracção para os turistas internacionais.

"Goza-se muitas experiências turísticas em Angola, por causa das suas muitas praias e rios. É inexplicável”, realçou, para avançar que nos seus tempos livres gosta de apreciar uma boa leitura, com preferência para obras de grandes autores da Diplomacia e do Direito Internacional.

Mas, fora disso, a embaixadora Pratibha Parkar salientou que a promoção da cultura indiana no exterior é uma das suas grandes paixões.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade