Política

Embaixador Miguel Bembe enaltece estabilidade política em Angola

O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.

29/11/2023  Última atualização 07H08
Diplomata angolano realçou as infra-estruturas energéticas © Fotografia por: DR

Miguel Bembe, que falava no seminário sobre as "Oportunidades de Investimento Estrangeiro em Angola”, uma iniciativa inserida nas actividades comemorativas do 48º aniversário da Independência Nacional, referiu, por exemplo, que o Executivo tem promovido a simplificação dos procedimentos administrativos, o fortalecimento do sistema judicial e a capacitação dos recursos humanos, tendo em conta o seu impacto no processo de crescimento sustentável e na confiança aos investidores.

O também representante permanente de Angola junto da União Africana (UA) e da Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA), exprimiu ainda o seu contentamento em relação às inúmeras potencialidades que o país oferece aos cidadãos. Sublinhou que Angola conta com localização estratégica, uma população jovem, empreendedora e resiliente, excelente mercado interno, turismo, recursos hídricos, marítimos e minerais, terras aráveis, energias renováveis, assim como as tecnologias de informação e comunicação.

Miguel Bembe acrescentou que o país assumiu o compromisso de concretizar o processo de diversificação económica, através de reformas em diferentes sectores essenciais à criação de um ambiente de negócios mais atractivo, capaz de impulsionar o investimento estrangeiro directo nos diferentes sectores nacionais.

Por outro lado, realçou que o país tem intensificado a aposta nas infra-estruturas energéticas e de apoio ao comércio, construção e reabilitação de estradas, caminhos-de-ferro, aeroportos e portos que visam acelerar a conexão inter e intraregional, continental e internacional, bem como melhorar a circulação de pessoas e mercadorias.

Referiu-se, por exemplo, ao Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), que considerou ser uma infra-estrutura imponente que o país tem a nível do tráfego nesta área.

 
Diplomacia económica

Durante o certame, o chefe do departamento de promoção do Investimento da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), Bruno Baptista,  salientou que o Governo angolano está a posicionar-se para um desenvolvimento sustentável a longo prazo, baseado em princípios de boa governação, diplomacia económica e cooperação regional.

Neste sentido, o responsável da AIPEX destacou que o país procura impulsionar a diversificação e a transformação estrutural a nível nacional e das economias dos países vizinhos.

Bruno Baptista enfatizou que Angola beneficia das reformas em curso e que o país está estrategicamente bem posicionado para se tornar numa porta de entrada preferencial para investimentos em vários domínios, como a Agricultura, Indústria, Transportes e Turismo.

Já o empresário etíope Dawit Abrha falou da actividade que desenvolve em Angola, onde investiu cerca de um milhão de dólares na construção de uma clínica na área do Morro Bento, em Luanda, cuja inauguração está para breve.

O seminário, que contou com a participação de representantes das associações empresariais, dos bancos comerciais e homens de negócios da Etiópia, quadros da UA e da UNECA, membros do corpo diplomático acreditado em Addis Abeba e representantes da comunidade angolana, teve igualmente como oradores o chefe do Departamento de Promoção do Investimento da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política